A Infância e Adolescência Missionária da prelazia de Lábrea (AM) realiza Congresso

A Infância e Adolescência Missionária da prelazia de Lábrea (AM) realizou no final de semana, dias 14 a 16, um Congresso que reuniu 88 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e assessores de comunidades ribeirinhas e indígenas. Os participantes eram das paróquias de Lábrea, Canutama, Pauini, Tapuá e da Área Missionária de Belo Monte. Segundo a coordenação da IAM local, atualmente, em toda a prelazia existem 49 grupos.
Na programação do Congresso, o secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros abordou o tema: “IAM da América a serviço da missão”. Falou sobre a metodologia da IAM, o perfil da criança missionária e o Ano da IAM no Brasil. Um dos momentos fortes foram as celebrações e os testemunhos das crianças e adolescentes.
Ao chegar, padre André foi recebido com uma música que dizia: ‘No céu da Amazônia a floresta é nosso lar’. “Senti uma alegria imensa quando tomei conhecimento da existência de 49 grupos da IAM e um da Juventude Missionária. Mas o que mais me impressionou foi saber que a IAM está coordenando várias comunidades da prelazia”, destacou padre André que ainda aproveitou para visitar o Seminário, o colégio Marista e grupos de IAM em Lábrea.
Em outra frente, nos dias 10 a 14 de junho, o Conselho Missionário Regional (Comire) Noroeste da CNBB, realizou também em Lábrea, um encontro de formação e animação missionária. O tema de estudo foi: “Por uma Igreja toda missionária” e contou com a assessoria de Aldemísia Magalhães e Eunice Bandeira da coordenação do Comire. A programação contemplou formação para lideranças pastorais, movimentos e conselhos missionários; visita a comunidades indígenas e reunião com a equipe da Pastoral Indigenista, além de reunião com o Conselho Missionário da prelazia e formação para IAM e Juventude Missionária.
“A IAM é o meu xodó e o Congresso veio coroar a semana de trabalhos missionários na prelazia”, afirmou Aldemísia Magalhães, coordenadora do Comire.
Isabel, religiosa da congregação das Irmãs Josefinas, trabalha na Área Missionária de Belo Monte e explica que lá, “existem muitas crianças que vivem sem rumo. A IAM tem sido uma porta que se abre para elas com esperança de construirmos uma comunidade melhor”.
A hospedagem dos participantes no Congresso foi feita nas famílias que estavam presentes na missa dominical celebrada na catedral da prelazia, onde foram homenageadas pelos congressistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog