Pontifícias Obras Missionárias


Povos Guarani-Kaiowá aguardam decisão sobre demarcação de terras
Por Assessoria de Imprensa
02 / Ago / 2013 09:05


Durante os dias 23 e 28 de julho as lideranças políticas e religiosas dascomunidades indígenas Guarani-Kaiowá estiveram reunidas em uma assembleia na Aldeia Jaguapiru, em Dourados, Mato Grosso do Sul, com o objetivo de discutir os principais problemas que afetam a vida dos povos da
s comunidades e pensar estratégias de enfrentamento para as constantes violências e desrespeitos aos seus territórios. A ocasião também foi marcada por momentos de reza, de fortalecimento e esperança na reafirmação da luta pelas suas terras.

A questão central do encontro foi a falta de providências na demarcação e devolução de seus territórios originais. No momento, eles esperam, até o próximo dia 5 de agosto, prazo estabelecido na meta de negociações, para que o governo federal divulgue alguma medida que resolva o problema da demarcação das terras indígenas de todos os povos do Mato Grosso do Sul. Para reforçar tais exigências, houve declarações dos integrantes de cada etnia, nas quais pediam a retomada de seus territórios sagrados para a preservação de sua cultura e de seus ritos, e o fim das ameaças e perseguições às lideranças das tribos.

Também participou da assembleia a presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Maria Augusta Assirati, que afirmou que o órgão erra muito, mas está presente ouvindo as exigências dos povos indígenas. Ela também ressaltou que não vai prometer coisas que não pode fazer por não depender da Funai, mas apenas da Justiça para a resolução do caso. Um dos momentos mais fortes do encontro foi a homenagem e solidariedade aos que já morreram na luta pela terra e os direitos dos Guarani-Kaiowá e Terena, quando também foi pedido o fim dos assassinatos e da impunidade.

Fonte: www.adital.com.brhttp://www.pom.org.br/i


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog