Carta de Lindomar Teixeira, Missionária Além Fronteiras nos Camarões.

Eis-me aqui para dar-vos notícias da missão como prometi!


De saúde estou muito bem, graças à Deus! Depois de 5 meses nos Camarões é como se já estivesse a um ano, claro da realidade política, social, econômica...do país em geral é cedo pra dar minha opinião. Retenho-me à realidade da paróquia e do povoado onde me encontro. Nossa paróquia é dedicada à Santa Terezinha Lisieux e tem 13 comunidades. A maioria das comunidades não tem nem mesmo uma capela celebra numa choupana ou debaixo de uma árvore.


Eu estou trabalhando, sobretudo, com os jovens, aqui nesta diocese (Yagoua) eles chamam de Irmã Conselheira, a minha função é apoiar, encorajar, organizar e formar os jovens. A parte prática dos encontros e a coordenação geral ficaram na mão de uma equipe que está organizando-se. Na paróquia tem mais de 600 jovens inscritos nos grupos das comunidades, na escola média são mais de 500, eu estou trabalhando também nessa escola, é uma experiência diferente, pois, é uma ocasião para conhecer a realidade dos jovens e para dialogar com os nossos irmãos muçulmanos (três professores e também alunos), tem também muitos alunos luteranos e católicos.
Um estudante falou-me que ele não tem religião, se eu conseguir bem evangeliza-lo ele se tornará cristão, bem, isso é antes de tudo, uma graça do Espírito Santo!
Nesta época está tendo grandes mudanças nesta sociedade, vejo que os jovens estão vindos numerosos à Igreja em busca do batismo, mesmo que seja uma questão de status fico contente com esse fenômeno, é a nossa oportunidade de partilhar com eles a mensagem do Evangelho! Neste ano, são 1123 catecúmenos inscritos entre o primeiro e o quarto percurso do catecumenato. Nestes dias estou indo nas comunidades junto com Naira para escutar os exames, são 8 textos do evangelho de Lucas que eles deveriam conhecer para poder passar ao segundo percurso onde estudarão os patriarcas e um pouco de história de Israel. Infelizmente a maioria não conseguiu superou, constatamos que os jovens estão perdendo a tradição oral, inclusive a capacidade de memorização!
A paróquia no geral caminha bem, graças a Deus temos um padre diocesano que tem um espirito muito missionário, está educando o povo à autonomia em todos os aspectos: econômica, organização pastoral, à missão!
No ano passado ele fez um pedido de 10 computadores à Infância Missionária, com muita alegria nestes dias recebemos a resposta positiva ao seu pedido. Brevemente iniciaremos o projeto de um centro cultural para esses jovens que na maioria nunca tiveram a chance de utilizar um computador.
Em relação à autonomia econômica, fiquei admirada de ver a celebração da colheita, o povo deu 136 sacos de milho para a paróquia, mesmo os mais pobres e até aqueles que o chamamos de miseráveis foram capazes de dar um saco por família, realmente existe mais alegria em dar do que em receber, foi edificante ver a alegria dos pobres em poder lotar o depósito paroquial.
Beijos com saudades de todos/as. Sempre unidos na amizade e orações


Yagua, 14/01/2014

Comentários

Anônimo disse…
gostei dessa experiência missionária, é bonito ver sobretudo o positivo presente na historia de um povo, do qual Deus é presente e lhe conduz...parabéns Lindomar, te desejo que vc. seja um sinal de esperança para eles....

Postagens mais visitadas deste blog