JM Pará

A IMPORTANCIA DA MISSÃO NA JUVENTUDE

Ser jovem é ser criativo, é ser animado, é ser alegre, educado, descolado, antenado... É ter sonhos, é agir mediante as injustiças diárias, é ser solidário.
Se você se considera jovem, venha participar da Juventude Missionária.
Este projeto ajuda a salvar vidas dando respostas aos gritos da humanidade. A Juventude Missionária em ação nos proporciona felicidade, esperança em um mundo melhor, amor, conhecimentos sobre o que acontece no mundo.
Com ela ninguém se sente só.
JOVENS MISSIONARIOS SEMPRE SOLIDÁRIOS!!!


JUVENTUDE MISSIONARIA DE BELEM

Juventude Missionária

A Juventude Missionária animada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) é um setor da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Obra fundada por uma leiga, Paulina Maria Jaricot (1799-1822), em 3 de maio de 1822, em Lyon (França). No Brasil existem outros grupos de Juventude Missionária que não estão vinculados às POM, que são acompanhados por movimentos, congregações religiosas, etc., possuindo, portanto, outra orientação e metodologia.

A JM animada pelas POM está surgindo como fruto da Pontifícia Obra da Infância Missionária, fundada em 1843 pelo Bispo D. Carlos de Forbin-Janson (1785-1844), em Paris (França). A Infância e Adolescência Missionária já é realidade no Brasil desde 1858 e, a partir de 1993, nas comemorações dos 150 anos de fundação, sua "chama ainda fumegante" readquiriu novo ardor, organizando-se e difundindo-se em todo o país.

O primeiro encontro da JM com representantes de algumas regiões do Brasil, promovido pelas POM teve lugar de 27 a 29 de maio de 2005, na Sede Nacional das POM em Brasília, DF. O principal objetivo do evento foi dar início à organização e articulação da Juventude Missionária.

Perfil do Jovem Missionário:
1. Possui o sentido de pertença às Pontifícias Obras Missionárias (POM), as conhece, as difunde e está disposto a levar a outros a dimensão missionária que elas oferecem.

2. Descobre sua vocação missionária que o leva a viver plenamente, a universalidade do mandato missionário de Cristo (cf. Mt. 28,16).

3. Possui una experiência viva e profunda de Cristo, está disposto a dá-lo a conhecer àqueles que não o conhecem.

4. A exemplo de Maria vive e anuncia a Boa Nova da salvação.

5. Tem visão universal, disposto a cumprir o mandato de Cristo “Vão e anunciem o Evangelho a todos os povos” (Mt. 28) e assim fazer possível que chegue a todas as pessoas.

6. É capaz de conhecer, aceitar e transformar sua realidade pessoal e social à luz do Evangelho.

7. Vive um processo de crescimento e formação integral missionário.

8. Assume responsavelmente seu compromisso missionário como batizado.

9. É testemunha autentica de vida a partir de uma espiritualidade sacramental centrada na Eucaristia, como fonte e ponto de chegada da missão.

10. Caminha participando da missão da Igreja, vivendo a riqueza da fraternidade a exemplo do testemunho das primeiras comunidades cristãs.

11. Ama sua cultura, respeita e valoriza a dos outros.

12. Com sua alegria, simplicidade e responsabilidade é testemunha de esperança, capaz de assumir novos desafios em um mundo em constante mudança.

A Identidade da Juventude Missionária

- A JM deverá estar engajada na caminhada eclesial (pastoral de conjunto).



- A JM não é um movimento nem uma pastoral, é um grupo de jovens missionários vinculados à Obra Pontifícia da Propagação da Fé.



- A Obra Pontifícia da Propagação da Fé poderá viabilizar projetos para o envio de jovens à Missão além-fronteiras.



- A JM seja reconhecida e faça parte do COMIPA/COMIDI/COMIRE.



- Os frutos da cooperação missionária destinam-se à animação missionária além-fronteiras.



- Faz parte da espiritualidade da JM a oração, o sacrifício, a solidariedade concreta.



- O grupo da JM deverá buscar sua auto-sustentação financeira.



- Os padroeiros são Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus.


A METODOLOGIA

- A idade proposta para os integrantes dos grupos de JM é de 15 a 25 anos.

- O número de participantes ideal por grupo é de 12, podendo chegar a 20.

- A metodologia proposta é a das quatro áreas integradas: Realidade Missionária (ver); Espiritualidade Missionária (iluminar); Compromisso Missionário (agir); Testemunho Missionário (celebrar e avaliar);

- A JM promove a participação nas ações missionárias (formação) aquém e além-fronteiras.

- Os jovens que não possuem caminhada missionária e que queiram inserir-se no grupo da JM deverão passar por um processo de formação e integração que lhe esclareça o carisma do grupo do qual irão participar.

- O grupo de JM reunir-se-á semanalmente.

- O grupo da JM deverá escolher entre seus membros um coordenador, e deverá buscar apoio de um assessor.


O ASSESSOR

- O assessor deverá ser o elo entre o grupo e a comunidade eclesial.

- O assessor não é membro do grupo, mas o orienta e garante o carisma do mesmo.

- Um assessor pode dar acompanhamento a um ou a mais grupos.

- Tenha uma experiência de vida missionária.


O CORDENADOR

- O coordenador é responsável pela animação e organização das atividades do grupo.

- O coordenador faz parte do grupo e deverá ser eleito anualmente pelos próprios colegas.


SUBSÍDIOS

- Publicações da imprensa missionária: SIM, Mundo e Missão, Missões, Missão Jovem, etc.

- Série Missões (POM).

- Aproveitar as experiências dos outros países.

- Que haja trocas de experiência e intercâmbio de subsídios entre os grupos de JM.

- Subsídios on-line produzidos pelas POM.

Principais Formas de Cooperação Missionária

ESPIRITUAL

1. Oração diária pelos missionários espalhados pelo mundo inteiro.

2. Leitura Orante, pessoal ou comunitária, da Bíblia, para reconhecer, admirar e promover o plano misericordioso de Deus em vista da salvação da humanidade (cf. Jo 3,16).

3. Adoração Eucarística com freqüência, para reviver com Jesus Cristo seu anseio apostólico, seus esforços pela evangelização e seus momentos de sofrimentos (cf. Mt 16,24).

4. Oração do Rosário Missionário que, com a mãe de Jesus e da Igreja, lembra, nas cores de suas dezenas, os cinco continentes e as necessidades espirituais e materiais de seus respectivos povos.


MATERIAL

1. Contribuição em favor do Fundo Universal de Solidariedade para a evangelização do mundo, com oferta mensal e, de maneira especial, por ocasião do Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo de outubro).

2. Solidariedade com os mais pobres e abandonados de todas as raças e nações, para combater com eles a fome, os flagelos das doenças, da violência, das migrações forçadas, etc., ajudando-os em suas dolorosas condições de vida (cf. Mt 25,40).

3. Promover a fraternidade universal, indo ao encontro dos oprimidos, dos refugiados e dos migrantes, participando das atividades eclesiais e civis que promovem a justiça e a paz no mundo em geral, num desenvolvimento justo e solidário.


PESSOAL

Realiza-se na entrega de si mesmo para o trabalho missionário "ad gentes" e além-fronteiras, por um período ou por toda a vida.

FONTE: POM

Cooperação Missionária


A Juventude Missionária (Pontifícia Obra da Propagação da Fé) foi fundada com o objetivo de ajudar os missionários nos países de Missão, em suas diversas atividades pastorais (formação, ajuda humanitária) desejando assim que todos pudessem conhecer Jesus. Hoje o número de pessoas morrendo pela carência absoluta de meios de subsistência é maior que nos tempos de Paulina Jaricot.

Junto com o protagonismo dos jovens e a dimensão além-fronteiras, o sacrifício pessoal em favor dos mais pobres é a característica marcante da JM. Por isso em nossas reuniões fazemos a oferta do dinheiro que poupamos renunciando a alguma coisa não necessária.


PARA ONDE ENVIAR O DINHEIRO ARRECADADO?

Fundo Mundial de Solidariedade
Conta Bancárias das POM
Banco do Brasil / Agência 3413-4 / Conta nº 200293-0

ATENÇÃO: Após ter efetuado o depósito, enviar o comprovante juntamente com os dados do grupo (paróquia, cidade, etc.) para as Pontifícias Obras Missionárias (POM), através dos contatos:

CARTA: POM - Pontifícias Obras Missionárias
Caixa Postal 03670 / CEP 70084-970 / Brasília, DF

FAX: (61) 3340-8660

Postagens mais visitadas deste blog