FATOS DO MUNDO

ÁFRICA - No continente africano 23 milhões de pessoas podem passar fome
Johanesburgo (Agência Fides) - Alarme da Federação Internacionhttp://www.blogger.com/post-create.g?blogID=1686895400995558851al da Cruz Vermelha (FICR) em relação à crise alimentar que poderá afetar 23 milhões de pessoas nas áreas áridas da África ocidental, se a intervenção não for imediata. A FICR, grupo de coordenação nacional para a Meia Lua Vermelha de todo o mundo, estimam que atualmente de 10 a 14 milhões de pessoas na região do Sahel não possuem alimento suficiente por causa da pouca chuva, pestes e inundações locais. Num recente encontro feito pelas Nações Unidas, o representante da IFRC para o Sahel declarou que as colheitas no Chade e Mauritânia correspondem somente à metade do necessário para a população. (AP) (15/2/2012 Agência Fides)
ÁFRICA/SERRA LEOA - Evangelizar entre analfabetismo, pobreza extrema e doenças endêmicas: o trabalho de Dom Azzolini, fundador da diocese de Makeni, que comemora 50 anos
Makeni (Agência Fides) - Neste ano de 2012 celebra-se o 50º aniversário de fundação da Diocese de Makeni, na Serra Leoa, ocorrida em 24 de fevereiro de 1962 (ver Fides 9/1/2012. Esta igreja nasceu pela divisão da recém diocese de Freetown e Bo, que a Santa Sé tinha planificado para esta área da África missionária em contínuo desenvolvimento social, que acolhia na época novos agentes pastorais provenientes da Itália, os Missionários Xaverianos. Os quatro pioneiros xaverianos (Padres Azzolini, Calza, Olivani e Stefani), chegaram a Serra Leoa em 8 de julho de 1950, começaram logo a trabalhar e em dois anos, a área a eles designada tornou-se uma Prefeitura Apostólica. Na chefia dessa prefeitura foi colocado seu líder natural, Pe. Augusto Fermo Azzolini (1908-1992). Enquanto isso, outros missionários se juntaram aos primeiros e em 24 de fevereiro de 1962, a Prefeitura foi elevada a Diocese sufragânea de Freetown e Bo, que tinha se tornado Arquidiocese. No verão de 1962, Dom Azzolini foi ordenado bispo em sua igreja de origem, na histórica Catedral de Parma. Desta forma, o bispo zeloso da nova igreja em Makeni estava pronto para dar a marca missionária para a terra e aos povo que lá viviam. Multiplicando suas limitadas energias e com muito zelo, Dom Azzolini multiplicou as residências missionárias e lutou para construir e organizar, em lugares estratégicos, escolas em muitos povoados, respondendo deste modo aos numerosos pedidos dos chefes locais, que iam a ele certos de que seriam atendidos. Dom Azzolini, de fato, tomou consciência da situação grave em que vivia a população, onde o analfabetismo, pobreza extrema e doenças endêmicas impediam qualquer esperança de melhoria social. O seu primeiro compromisso foi o de dedicar-se à criação de um sistema de educação básica: durante sua permanência construiu 200 escolas primárias, 13 escolas secundárias e um colégio para a formação urgente de professores locais. Estas comunidades educacionais se desenvolveram muito e não obstante pequenas, tornaram-se zelosas comunidades cristãs. As primeiras salas de aula foram transformadas quase sempre em pequenas igrejas e alguns alunos se tornaram os primeiros cristãos destas jovens comunidades.
Paralelamente a esta atividade educacional de base cresceram clínicas e hospitais. Foram organizadas algumas campanhas eficazes contra bouba e hanseníase, e cuidou-se de alguns setores como o de portadores de deficiência, a poliomielite e teve início também a experimentação do Primary Health Care(serviço de saúde nacional). Intenso foi seu compromisso para a melhoria das condições de vida: incentivou a campanha para a promoção da agricultura implementada com a colaboração de agrônomos provenientes da Itália.
Do ponto de vista da evangelização, a primeira preocupação de Dom Azzolini foi convidar em sua diocese colaboradores de outras ordens religiosas, masculinas e femininas, para o auxílio dos xaverianos. Muitos responderam ao chamado. O Bispo também trabalhou para levar à missão colaboradores leigos para a construção e outras atividades. Não hesitou em estender a mão a instituições de caridade, amigos e benfeitores para apoiar e desenvolver o trabalho realizado. Desde o início entendeu que para fundar estavelmente a Igreja local era necessário uma equipe para africana capaz de sustentá-la e desenvolvê-la. Em 11 de fevereiro de 1956 começou também o pequeno seminário diocesano, destinado a preparar os futuros sacerdotes locais. Dom Azzolini permaneceu e guiou esta jovem Igreja missionária por quase 25 anos, até 17 novembro de 1986, quando tomou posse Dom Giorgio Biguzzi, que também pertencia à Congregação dos Missionários Xaverianos. Azzolini teve de voltar para Parma, onde morreu de câncer, em 24 de julho de 1992. Pediu para ser enterrado na frente de sua Catedral de Makeni, na Serra Leoa, e como um velho chefe e autêntico ancestral desse povo, agora repousa na África que tanto amou e pela qual doou parte de sua vida. (GC/SL) (Agência Fides 15/02/2012)
ÁSIA/PAQUISTÃO - Estudantes cristãos discriminados na Universidade porque "não aprendem o Corão"
Islamabad (Agência Fides) - Os estudantes cristãos que participam das provas de admissão nas universidades estatais são discriminados e desfavorecidos porque "não sabem de cor o Corão": esta é a denúncia enviada a Fides pela Comissão nacional "Justiça e Paz" dos Bispos do Paquistão. A Comissão apresentou um recurso oficial à Corte Suprema de Lahore contra o governo, pedindo que, nos concursos públicos, não sejam inseridas indicações ou requisitos inerentes à religião islâmica como "o estudo do Corão". O caso nasceu porque um estudante cristão, Aroon Arif, obteve notas muito elevadas no exame de admissão na Faculdade de Medicina da Universidade estatal de Ciências de Lahore (superou as provas com 930 pontos, num total de 1100 e 860 em 1100), mas não conseguiu ingressar porque os concorrentes obtiveram 20 pontos a mais graças à prova de "conhecimento do Corão". Segundo a Comissão e os diversos líderes da Corte, "este prática é discriminatória e viola a Constituição do Paquistão". "Acreditamos firmemente que fazer as crianças crescerem na religião seja responsabilidade dos pais ou dos familiares, e não de um instituto universitário público, ao qual deve aceder qualquer estudante, para além de sua fé religiosa", disse Dom Alexander John Malik, Bispo protestante de Lahore, da "Igreja do Paquistão". O Bispo propôs que, na atual legislação, também as Igrejas cristãs possam dar, com base no princípio de igualdade, "20 pontos extras aos estudantes cristãos". Outra solução, feita por alguns líderes políticos locais, é oferecer 20 pontos extras graças a uma prova de informática. O importante é acabar com a "discriminação institucionalizada com base na religião", nota a Comissão "Justiça e Paz", "removendo referências e preconceitos de natureza religiosa no currículo educativo estatal, que deveria se concentrar nos valores humanos universais". A Corte Suprema de Lahore examinou o recuso de janeiro passado e deve emitir um veredicto em breve. (PA) (Agência Fides 15/2/2012)
ÁSIA/MIANMAR - Reconciliação com as minorias étnicas, mas as investigações sobre abusos são "prematuras"
Yangon (Agência Fides) - O governo de Mianmar expressou oficialmente sua intenção de iniciar uma plena reconciliação com as minorias étnicas, mas a recém-criada "Comissão Nacional sobre os Direitos Humanos" (NHRC) não investigará, no momento, as violações dos direitos humanos nos conflitos, passo considerado "prematuro". Fontes de Fides na ex-Birmânia notam que "o processo de reconciliação será longo e difícil, mas a vontade expressa pelo governo é um fato positivo". O presidente de Mianmar, Thein Sein, um general reformado que tomou o poder no ano passado, se empenhou publicamente a buscar uma "paz duradoura" com os rebeldes armados e lançou um apelo pelo fim das hostilidades com os exércitos dos grupos étnicos minoritários. O Presidente prometeu fazer esforços concretos para acabar com décadas de conflitos, como parte do programa de reformas que o governo prometeu nos últimos meses. O governo de Mianmar alcançou acordos de paz provisórios com os grupos rebeldes na parte oriental do país, onde existem as populações de etnia Shan e Karen, mas no norte prossegue o conflito com os grupos Kachin. Como refere numa nota enviada a Fides a Ong "Christian Solidarity Worldwide", que visitou recentemente a região de conflito, houve "torturas e outros abusos" sobre as minorias, além "da questão dos mais de 50 mil deslocados internos, que requer uma resposta urgente da comunidade internacional". Por sua vez, Win Mra, que dirige a Comissão para os Direitos Humanos de Mianmar, afirmou que "o processo de reconciliação nacional é uma questão política", e que "investigar nas áreas de conflito não é oportuno neste momento". A NHRC visitou recentemente o palco de guerra no Estado Kachin e exortou o governo e a Organização para a Independência Kachin (KIO) a "se comprometer num processo de diálogo". (PA) (Agência Fides 15/2/2012)
ÁSIA/CHINA - Comunidade católica promove o papel das mulheres na vida da Igreja e da sociedade
Pequim (Agência Fides) - Reafirmar e promover o papel das mulheres leigas na vida espiritual, na evangelização e, em geral, na vida da Igreja: este é o motivo do curso de formação para mulheres ativas na paróquia organizado pelo Centro Pastoral de Xing Tai, da província de He Bei, de 8 a 14 de fevereiro. Segundo referido à Agência Fides por Faith de He Bei, foram 87 as leigas que participaram dos cinco dias de formação sobre o serviço paroquial, a relação familiar, a aplicação da Palavra de Deus, a evangelização, a oração e a música sacra. Também outras comunidades católicas do continente sempre deram importância às mulheres na vida da Igreja e da sociedade, e continuam a motivar e a qualificar sua presença através da formação. Segundo as informações reunidas pela nossa Agência, as Missionárias da Mãe Misericordiosa da diocese de Fen Yang organizaram uma semana de formação para as jovens mulheres não casadas baseada sobre a oração, a formação da fé e o discernimento da vocação.
Segundo as religiosas, "qualquer que seja sua vocação, as mulheres têm sempre um papel decisivo, tanto para a vocação matrimonial como para a vida consagrada". Muitos sacerdotes e membros de comunidades têm igual parecer sobre o grande papel das mulheres: "as mulheres são firmes ao defender a fé e a tradição católica; são protagonistas no serviço social; as mulheres católicas deram um forte sentido à vida das mulheres em geral". Ao mesmo tempo, têm limites e desafios a enfrentar, como a "carência de formação (no campo da fé e intelectual)", e às vezes, "confundem a vida consagrada com o serviço social ou obras de caridade". Assim, "a Igreja promove sempre a formação das mulheres, para que sejam protagonistas autênticas da evangelização". (NZ) (Agência Fides 2012/02/15)
ÁSIA/MONGÓLIA - Assistência, instrução e participação: o caminho da Igreja missionária na Mongólia
Ulaanbatar (Agência Fides) - Quando o regime comunista caiu, em 1991, não resultavam católicos residentes na Mongólia. Em 2006, havia 600, incluindo os 350 nativos mongois, e a primeira vocação do país surgiu em 2008. Hoje, graças à presença dos missionários salesianos vietnamitas, o caminho de evangelização da Igreja católica na Mongólia está se renovando. Em 1992, com a nova constituição que reconhece a liberdade religiosa, diversos sacerdotes salesianos do Vietnã se dedicaram ao renascimento da Igreja local, reconstruíram locais de culto e ajudaram a população, depois de décadas de ditadura. Atualmente, não obstante a comunidade católica seja ainda pequena, a Igreja local realiza uma grande obra de assistência, favorecendo as oportunidades de instrução para todos e promovendo a sua participação em atividades sociais novas e criativas. A missão dos salesianos vietnamitas hoje dispõe de uma escola materna, uma escola de formação técnica, refeitórios sociais, duas fazendas agrícolas e um centro de acolhimento para 120 crianças com deficiências. Os grupos salesianos que se ocupam de atividades sociais ajudam as crianças de rua da capital, Ulaanbatar, e as mulheres vítimas de abusos. Em 2002, Papa João Paulo II nomeou o primeiro Bispo desta região, Dom Wenceslao Padilla, missionário filipino CICM (Congregação do Coração Imaculado de Maria), que liderou inicialmente a missio sui iuris (1992), e em seguida foi nomeado Vigário Apostólico (2002) e enfim, Prefeito Apostólico de Ulaanbaatar (2003). Dentre outras iniciativas, em 1997 foi concluída a Catedral de São Pedro e São Paulo. Em 2004, foi publicada a primeira edição da Bíblia em mongol, além de vários livros de orações. Atualmente, trabalham na Mongólia cerca de sessenta missionários de diversos países e foram erguidas quatro paróquias: a última em 2007 na cidade industrial de Darhan, no norte do país. (AP) (15/2/2012 Agência Fides)
AMÉRICA/ESTADOS UNIDOS - Preocupados pelo aumento das condenações à morte na Floria, os Bispos escrevem ao governador
Miami (Agência Fides) - O Arcebispo de Miami, Dom Thomas Wenski, e cinco Bispos da Florida, enviaram uma carta ao governador Rick Scott, pedindo que suspenda a execução de Robert Waterhouse e comute a condenação à morte em prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional. "Esta medida manifestaria a convicção da dignidade única de cada indivíduo e da santidade da vida humana. Seria reconhecer Deus como Senhor da vida e ser mais coerentes com o espírito do Evangelho" - lê-se na carta, datada 13 de fevereiro de 2012. A execução, por meio de injeção letal, de Robert Waterhouse, está marcada para 15 de fevereiro, às 23h GMT, no cárcere do estado de Starke, norte da Florida, segundo ordem assinada pelo governador Scott em janeiro passado. A carta expressa a preocupação dos Bispos pelo aumento calculado das execuções: desde agosto de 2011, tem havido uma a cada três meses. Na carta, pedem ao governador que se abstenha de assinar novas sentenças de morte. "Pedimos que estude o que acontece nos outros estados, em que há outras opções (excluindo a morte do prisioneiro) para alcançar o objetivo de tutelar a sociedade e punir o criminoso" - sugeriram. A defesa apresentou recurso, na semana passada, contra a execução de Waterhouse, mas a Corte Suprema dos Estados Unidos até agora não se pronunciou. A Florida executou 71 detentos desde que a pena de morte foi restabelecida no estado, em 1976, e esta é a terceira ordem assinada pelo governador Scott desde janeiro de 2011. (CE) (Agência Fides, 15/02/2012)
AMÉRICA/MÉXICO - Aberto o site para a visita do Papa ao México
Cidade do México (Agência Fides) - "A Conferência Episcopal Mexicana dá as calorosas boas-vindas ao site oficial da Visita Apostólica do Papa Bento XVI ao México, que entrou em função na noite de 13 de janeiro. Estamos certos de que este site será uma fonte preciosa de informações para a Igreja no México e para todo o mundo". Com estas palavras, a Conferência Episcopal convida a visitar o novo site, que traz a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe e a foto do Papa Bento XVI com as palavras: "A nossa Esperança é sentida em todo o México... Bem-vindo Bento!". Além da biografia do Papa e dos principais documentos assinados por ele, o site apresenta os detalhes da visita de Bento XVI, o itinerário e o programa geral, com uma seção predisposta para discursos, celebrações e comunicados. Há também a apresentação dos lugares que o Papa visitará e um espaço para as fotos a serem publicadas. A parte inferior do site traz a oração pela visita do Papa e a possibilidade de se registrar como voluntários na preparação. (CE) (Agência Fides, 15/02/2012)
Links:
Site da visita do Papa ao México:
http://www.benedictomexico.mx

AMÉRICA/REP. DOMINICANA - "Uma voz para a civilização do amor": uma rádio feita por meninos de rua
Santo Domingo (Agência Fides) - Seguindo o lema "Uma voz para a civilização do amor", um grupo de meninos de rua, guiados pelo salesiano pe. Luis Rosario, transmite 24h por dia na Rádio Juventus Dom Bosco. Nascida em 2004, a emissora é um instrumento para educar e desempenhar obra pastoral seguindo o exemplo de Dom Bosco. Os jovens fazem parte do projeto realizado pela Pastoral juvenil "Yo También", que acolhe jovens de rua para reeducá-los e reintegrá-los em suas famílias e na sociedade. Eles mesmos dirigem a rádio. Alguns são tão preparados que produzem e conduzem programas de até três horas, aos domingos - informa um comunicado da Ans. Muitos desenvolveram competências e são técnicos de som, montadores, eletricistas ou informáticos. A iniciativa é de puro voluntariado, inclusive para aqueles que conduzem e dirigem a emissora. A única condição é que seja respeitada a sua linha educativa e pastoral. A programação da Rádio Juventus dirige-se principalmente aos jovens, adolescentes e famílias. O principal objetivo é contribuir para realizar um mundo melhor, baseado no amor. (AP) (15/2/2012 Agência Fides)
NOMEAçõES
ÁFRICA/SENEGAL - Criação do Seminário inter-diocesano "Saint Paul" de Kaolack e nomeação do primeiro Reitor
Cidade do Vaticano (Agência Fides) - Em 9 de abril de 2010, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos criou o Seminário inter-diocesano "Saint Paul" de Kaolack, no Senegal, e nomeou como primeiro Reitor o rev. Léon Ndour, do clero diocesano de Kaolack. O novo Reitor, depois dos estudos elementares e secundários, frequentou o Seminário maior Libermann-Sébikhotane e foi ordenado sacerdote em 20 de abril de 1981. Depois de ser Vice-pároco e Pároco, de 1985 a 87 prosseguiu os estudos na UCAO, obtendo a láurea em Teologia pastoral. Nos anos seguintes, foi Pároco em diversas paróquias, Diretor do Seminário menor Saint Augustin de Kaolack, e desde 2009 ocupava a função de Reitor do Seminário inter-diocesano "Saint Paul". (S.L.) (Agência Fides 15/02/2012)
NOMEAçõES
ÁSIA/ÍNDIA - Nomeado o Reitor do Seminário inter-diocesano "Good Shepard" de Coimbatore
Cidade do Vaticano (Agência Fides) - Em 14 de janeiro de 2011, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos nomeou como Reitor do Seminário inter-diocesano de Coimbatore (Índia) o rev. Melchior Pitchai, do clero diocesano de Coimbatore. O novo Reitor nasceu em 1° de janeiro de 1947 em Madhapalayam, Coimbatore, e foi ordenado sacerdote 35 anos atrás. Obteve o Mestrado em sociologia e o Doutorado em teologia moral no Alfonsianum, em Roma. Foi Professore de teologia moral no Good Shephard Seminary de Coimbatore, de 1988 a 1996 e de 1997 a 2004. De 1996 a 97 foi Pároco na Christ the King Church, Katoor, Coimbatore. De 2004 a 2009 foi Procurador da Diocese e atualmente é pároco da Catedral de Coimbatore. (S.L.) (Agência Fides 15/02/2012)
NOMEAçõES
ÁFRICA/MALI - Nomeado o Diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias
Cidade do Vaticano (Agência Fides) - Em 3 de dezembro de 2011, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos nomeou como Diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias em Mali para o quinquênio 2011-2016, o Rev. Hervfé Tienou, do clero da Diocese de San. O novo Diretor nacional nasceu em 11 de abril de 1970 e foi ordenado sacerdote em 1996. Obteve a láurea em teologia, foi Vigário paroquial e formador no Seminário menor da Diocese de San. Atualmente é Reitor do Seminário menor e Diretor diocesano das Pontifícias Obras Missionárias. (S.L.) (Agência Fides 15/02/2012)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog