NOTICIAS...

EUROPA/ITÁLIA - Um Serviço Jesuíta para Refugiados "mais forte e unido": Plano estratégico 2012-2015
Roma (Agência Fides) - O Padre Geral dos Jesuítas, pe. Adolfo Nicolás, aprovou recentemente o Plano Estratégico 2012-2015 do Serviço dos Jesuítas para os Refugiados (SJR). O Plano é resultado de uma profunda consulta entre os diretores regionais, membros do conselho administrativo e pessoal do escritório internacional. Segundo informações enviadas à Agência Fides pela Cúria geral dos jesuítas, o documento oferece uma série de estratégias inspiradoras e estimulantes para as dez regiões do JRS que o utilizarão para desenvolver seus planos estratégicos e de ação anual. Nascido da missão de acompanhar, servir e defender os direitos dos refugiados ou desalojados forçados, o Plano evidencia a identidade do JRS como organização católica e obra da Companhia de Jesus. Inspirado em valores profundos, o JRS decidiu perseguir nos próximos quatro anos os seguintes objetivos: 1. Compaixão por quem é marginalizado da sociedade; 2. Enraizados na fé e ativos na justiça; 3. Acender a esperança através da educação; 4. Um JRS mais forte e unido, que se baseia nos valores da subsidiariedade e da participação. No prefácio, o Padre Geral definiu o Plano Estratégico como um documento criativo, estimulante e comprometedor, que solicitará dedicação e um risco notável. Expressou também sua alegria porque neste documento "pleno de fervor cristão e visão inaciana... vemos a fé, a justiça e a colaboração unidas mais uma vez em uma só visão unitária". (SL) (Agência Fides 16/2/2012)
Links:
O texto completo do plano, em inglês:
http://www.jrs.net/Assets/Publications/File/JRS_Strategic_Framework_en1.pdf

ÁFRICA/MADAGASCAR - Depois do ciclone: "telefones interditados e comunicações difíceis. O pior prejuízo é nas plantações" - diz à Fides o Bispo de Ambanja
Ambanja (Agência Fides) - Não obstante as precárias conexões Internet, o Bispo de Ambanja, Dom Rosario Vella, conseguiu entrar em contato com a Agência Fides comunicando informações sobre o ciclone Giovanna que em 13 de fevereiro entrou na área leste de Madagascar (veja Fides 14/2/2012). "A primeira cidade que encontrou foi Vatomandry, depois Brickaville e Moramanga" - acrescenta o Bispo. "Nestas três cidades houve os maiores danos. O vento foi muito forte e uma intensa chuva caiu em toda a região. Por enquanto não há muitas notícias: os telefones estão mudos e as comunicações muito difíceis. Tentei entrar em contato com Dom Gaetano De Pierro, Bispo de Moramanga, mas ainda não consegui. Notícias oficiais falam de dois mortos e de um número indeterminado de desalojados. O prejuízo principal é certamente na agricultura. Os arrozais estão alagados e não está certo se vai haver colheita. Outras culturas, como milho, mandioca, legumes e feijão também ficaram gravemente danificadas. Existe sempre o risco de penúria nestas áreas. Depois, o ciclone prosseguiu sua trajetória: Tananarive, Antsirabe, Morondava. A cidade de Tanà ficou sem luz o dia inteiro. Muitas arvores caíram nas ruas, impedindo a circulação. Do mesmo modo, os postes de luz caíram e interditaram o tráfico. A região de Ambanja não foi tocada, tivemos um pouco de chuva, mas nada de mais" - conclui Dom Vella. (AP) (16/2/2012 Agência Fides)
ÁFRICA/SUDÃO DO SUL - Aumentam as crianças abandonadas por causa do conflito do Sudão do Sul
Juba (Agência Fides) - Mais de 2 mil pessoas morreram e 250 mil estão desalojadas por causa dos conflitos entre as comunidades étnicas Lou Nuer e Murle em Likuangole e em outras áreas da região de Jonglei, no Sudão do Sul. São principalmente mulheres e crianças. 170 mil pessoas tiveram suas casas incendiadas. Durante décadas, confrontos entre as duas etnias pela propriedade dos bovinos agravaram a violência e constituem hoje um dos principais desafios para a estabilidade deste novo país. Desde o mês de dezembro, têm piorado os abusos entre as etnias, com roubos de gado e incêndios nos campos e nas casas, o que deixa a população totalmente indefesa. Faltam água e alimentos, faz 40º na sombra e as residências estão completamente queimadas; crianças choram sozinhas nas ruas - lê-se numa declaração do diretor do Plano de Emergência Internacional em atuação no território. Todos os dias vêem-se pequenos órfãos abandonados ou separados de suas famílias e mães em dificuldades. Quando populações se movimentam maciçamente, é freqüente que as crianças se percam de seus pais. Em Likuangole, uma das aldeias mais atingidas, onde se registram temperaturas médias de 40º, não há água potável e a eletricidade é limitada a três horas por dia. (AP) (16/2/2012 Agência Fides)
ÁSIA/CHINA - Faleceu o centenário pe. Mattia Leopoldo Guo Ji Fen, "modelo de fidelidade a Cristo, zeloso evangelizador a serviço dos irmãos até o fim"
Taiyuan (Agência Fides) - "Sua vida de autêntica dedicação ao serviço do Senhor é um verdadeiro modelo para todos nós, sacerdotes, religiosos/as e fiéis leigos. Devemos imitar a sua fidelidade a Cristo, seu zelo com a evangelização e o grande sentido de serviço aos fiéis". Assim, Dom Paolo Meng Ningyou, Coadjutor da Diocese de Taiyuan (consagrado com a aprovação da Santa Sé em 16 de setembro de 2010, e cuja ordenação foi permitida pelas autoridades chinesas), definiu pe. Mattia Leopoldo Guo Ji Fen, franciscano centenário que voltou à casa do Pai ontem, 15 de fevereiro, na Diocese de Taiyuan, na província de Shan Xi, na China continental. Pe. Guo sempre permaneceu em seu lugar na missão chinesa, mesmo nos momentos mais críticos para a Igreja e nunca hesitou em anunciar o Evangelho e exercer sua missão de evangelização, apesar dos 25 anos de cárcere.
Pe. Guo nasceu em 18 de fevereiro de 1913 (segundo a tradição chinesa, a idade se conta a partir do momento da concepção e não do nascimento, e, portanto, tinha 100 anos) na aldeia de Shui Gou, de Taiyuan. Em setembro de 1926 entrou no Seminário menor de Taiyuan e em 12 de fevereiro de 1931 se tornou noviço do Seminário Franciscano. Emitiu os primeiros votos temporários de três anos em 13 de fevereiro de 1932, assumindo o nome religioso de Leopoldo, e em 3 de setembro de 1935, os votos solenes. Foi ordenado sacerdote no Dia Mundial das Missões em 24 de outubro de 1937 por Dom Agapito Fiorentini, OFM (1866-1941); de 1924 a 1940 foi Vigário Apostólico do Vicariato Apostólico de Taiyuan. Depois da ordenação foi pároco, reitor do seminário menor, chanceler diocesano. Em setembro de 1955 foi encarcerado e até abril de 1980 passou 25 anos na prisão e em campos de trabalho para a reeducação. Depois de libertado, retomou o trabalho pastoral de pároco e em abril de 1985 se tornou ecônomo do Seminário Maior de São João em Monte Corvino. Desde 27 de março de 1996 estava em repouso, mas sempre continuou a evangelizando, até o fim de sua vida terrena. (NZ) (Agência Fides 2012/02/16)
ÁSIA/BANGLADESH - A escassa alimentação limita o crescimento das crianças menores de 5 anos
Daca (Agência Fides) - Não obstante o crescimento econômico de 5% para 6% anual nos primeiros anos da década de 90, o precário estado nutricional de mulheres e crianças em Bangladesh ameaça a saúde e o bem-estar de todos os bengaleses e impede os progressos para alcançar os objetivos do milênio sobre a mortalidade materna e infantil e a pobreza. Em Bangladesh uma criança em 15 morre antes de completar cinco anos; 250 mil morrem a cada ano, antes de completar um mês de vida. Segundo a organização 'Save the Children', 48.6% das crianças bengalesas menores de cinco anos são raquíticas e de estatura pequena para a idade, 13.3% são frágeis e com peso abaixo da média para a altura e 37.4% são magros para a idade que possuem. O governo de Bangladesh, para sensibilizar sobre o problema, disse que vai integrar programas nutricionais no setor da saúde e se comprometeu em combater a desnutrição e a mortalidade infantil entre as famílias pobres do país, mas o aumento dos preços dos alimentos está agravando a situação. (AP) (16/2/2012 Agência Fides)
AMÉRICA/HONDURAS - "Deploráveis as condições desumanas de vida e de segurança": o Bispo de Comayagua depois do incêndio que matou 272 detentos
Comayagua (Agência Fides) - São 272 os mortos até então acertados no incêndio na noite de 15 de fevereiro na prisão de Comayagua, em Honduras. O número dos feridos, internados no hospital, é de cerca de 60 detentos. As cifras, fornecidas pelo responsável da administração penitenciária e por fontes médicas, são infelizmente provisórias, já que o porta-voz dos bombeiros disse que ainda é impossível verificar exatamente qual seja o número dos mortos e o dos possíveis fugitivos. No cárcere, havia 852 detentos.
Caritas Honduras publicou o comunicado do Bispo da região, Dom Roberto Camilleri, OFM, Bispo da diocese de Comayagua, documento que é assinado também pelo presbitério da diocese, cuja cópia foi enviada à Agência Fides. Eis o texto: "A Igreja Católica da diocese de Comayagua deplora profundamente o que aconteceu durante a pior tragédia na história das prisões do nosso país... Convidamos todos, com um esforço comum, a aliviar as necessidades mais urgentes dos sobreviventes e das famílias atingidas. Sentimos muito que este seja o terceiro incidente que se verifica nas prisões em Honduras, com o agravante que o cárcere penal de Comayagua era considerado de máxima segurança nacional.
Consideramos deploráveis as condições desumanas de vida e de segurança na terrível superlotação da população carcerária que existe no nosso país. Em especial, o Centro de Comayagua foi construído para hospedar 250 pessoas, enquanto a população era de 852 prisioneiros. Convidamos todas as instituições da sociedade hondurenha a pedir às nossas autoridades que garantam a proteção e a dignidade dos prisioneiros, para não repetir uma triste tragédia como esta, que envolveu tantas famílias em Honduras. Pedimos à comunidade cristã que ofereça as suas orações ao Deus da vida, para que acolha na sua glória os nossos irmãos defuntos, e aos parentes dizemos: não estão sós, mas Deus os acompanha nesses momentos difíceis." (CE) (Agência Fides, 16/02/2012)
AMÉRICA/MÉXICO - A Arquidiocese prepara os leigos a um "voto de consciência" para as eleições presidenciais
Cidade do México (Agência Fides) - Faltando menos de 50 dias para o início da campanha eleitoral para as eleições presidenciais, a Arquidiocese de Cidade do México convidou os católicos e as pessoas de boa vontade a exercitarem seu direito de voto em conformidade com os ditames da própria consciência. Numa declaração assinada pelo Arcebispo da capital, Cardeal Norberto Rivera Carrera, e pelos seus Bispos Auxiliares, a Arquidiocese convida os fiéis a participarem da construção do bem comum na sociedade. "Referimo-nos à responsabilidade dos fiéis leigos de participar da construção da vida democrática do país com o voto nas eleições de julhos de 2012", lê-se no texto.
O comunicado, enviado à Agência Fides, explica: "O voto deveria assumir uma responsabilidade moral, ou seja, deve ser coerente com os ditames da consciência e da fé, que não podem ser separados de escolhas políticas, a partir do momento que a política pode contradizer a justiça e a verdade". Citando o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, o Cardeal Rivera Carrera e os Bispos pedem aos pastores que guiem os fiéis a discernir as propostas políticas que, por suas implicações religiosas, morais e sociais, contradizem os ensinamentos da Igreja católica.
O texto especifica que o voto expresso em consciência deveria levar em consideração pelo menos nove elementos, segundo os valores de um humanismo autêntico, que coloca a pessoa e a dignidade humana no centro do serviço da atividade política, acima dos interesses de partido ou de suas ideologias. Outro aspecto a ser considerado é a educação, entendida não somente como transmissão do saber, mas como uma formação integral que promove os diversos valores da convivência humana. Deve-se considerar também a promoção da família, tendo presente que o matrimônio é constituído entre um homem e uma mulher, como a base da sociedade humana e cristã. Do mesmo modo, é preciso recordar a luta contra as injustiças sociais, dramaticamente presente nas abissais desigualdades sociais e na pobreza em que vive mais da metade da população. Isso significa criar trabalho adequadamente retribuído, programas sociais livres do paternalismo e do clientelismo, promover uma cultura do trabalho, da solidariedade e do empenho pela comunidade.
É também necessário lembrar a luta contra a corrupção, que deve iniciar com a ficha penal limpa dos candidatos, compromisso concreto dos partidos para combater e repudiar a desonestidade. Neste caso, a Arquidiocese reiterou que a corrupção é hoje o câncer que destrói o país e corrompe as jovens gerações que veem este mal como algo natural ou necessário.
Ao votar é necessário também considerar: a necessidade de promover iniciativas de desenvolvimento econômico do país, através de uma série de reformas constitucionais adiadas várias vezes por interesses dos partidos; analisar a luta contra a crime organizado, obrigação do Estado, em que é indispensável respeitar sempre os direitos humanos e salvaguardar a paz social; garantir a integração, a assistência, a tutela e a promoção social das pessoas vulneráveis, como idosos, crianças, portadores de deficiência e indígenas, além de combater as discriminações, abusos e marginalização.
O último ponto diz respeito aos cuidados e conservação ecológica dos recursos naturais. Por isto, é necessário sensibilizar a sociedade acerca da exploração e poluição, além de educar as novas gerações à responsabilidade em relação à criação. Em relação aos valores do Evangelho, os católicos "devem estar cientes do compromisso dos candidatos e seus partidos em relação ao respeito pelos direitos humanos, primeiramente, o direito à vida, desde a concepção à morte natural" sublinha o documento. (CE) (Agência Fides, 16/02/2012)
NOMEAçõES
ÁFRICA/MALI - Nomeação do Reitor do Seminário "Saint Augustin" de Bamako
Cidade do Vaticano (Agência Fides) - O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, em 29 de abril de 2011 nomeou Reitor do Seminário da província eclesiástica de Bamako (Mali) o rev. Amadou Kizito Togo, do clero diocesano de Mopti.
O novo reitor nasceu em 1967 em Satèm-Koporo-pen (Koro). Depois dos estudos primários, frequentou o Seminário menor do Togo e depois o Seminário intermédio Pio XII de Bamako, estudou Filosofia no Seminário maior "Saint Augustin" de Bamako e Teologia no Seminário maior de Koumi. Foi ordenado sacerdote em 11 de setembro de 1993. Sucessivamente foi vice-pároco e pároco em comunidades diferentes. De 2001 a 2004 estudou História da Igreja na Universidade Gregoriana, em Roma, até obter o mestrado. De 2004 a 2008 foi professor e formador no Seminário maior "Saint Augustin" de Bamako. De 2008 a 2011 fez o Doutorado, a Roma. (S.L.) (Agência Fides 16/02/2012)
NOMEAçõES
ÁSIA/ÍNDIA - Nomeação do Reitor do Seminário interdiocesano "Khristo Jyoti Mohavidyaloyo" de Sambalpur
Cidade do Vaticano (Agência Fides) - O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, em 6 de maio de 2011 nomeou Reitor do Seminário interdiocesano "Khristo Jyoti Mohavidyaloyo" na diocese de Sambalpur (Índia), Pe. Kurian Thazhathuveetil, da Sociedade do Verbo Divino (SVD). (S.L.) (Agência Fides 16/02/2012)
NOMEAçõES
ÁFRICA/ZÂMBIA - Nomeação do Pró-Reitor do Seminário filosófico interdiocesano "St. Augustine" de Lusaka
Cidade do Vaticano (Agência Fides) - O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, em 29 de maio de 2011 nomeou Pró-Reitor para um biênio do Seminário filosófico interdiocesano "St. Augustine" na arquidiocese de Lusaka (Zâmbia), o rev. Paul Simukanzye, do clero diocesano de Mpika.
O novo Reitor nasceu em 23 de junho de 1965 em Mbala. Depois dos estudos primários, frequentou o Seminário menor Lubushi em Kasama, estudou Filosofia no Seminário maior Santo Agostino de Kabwe e Teologia no Seminário maior de São Domingos de Lusaka. Foi ordenado sacerdote em 1991. Sucessivamente foi pároco, formado no Seminário menor Lubushi em Kasama, professor no Centro de espiritualidade Emaús de Lusaka. De 1995 a 1999 estudou Filosofia na Universidade Gregoriana, em Roma, até obter o doutorado. Ao voltar a seu país, foi formador, vice-reitor e pró-reitor no Seminário maior Santo Agostino de Kabwe. (S.L.) (Agência Fides 16/02/2012)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog