FIDES - NOTICIAS

VATICANO - O Papa no México: seguindo o exemplo dos insignes e generosos missionários "a não antepor nada ao Senhor e fazer penetrar a Palavra de Deus em todos"
León (Agência Fides) - Na tarde de sábado, 24 de março, o Papa foi a Guanajuato, capital desse estado, para uma visita de cortesia ao Presidente Constitucional dos Estados Unidos do México, e no final do encontro se dirigiu ao balcão central do Palácio presidencial para saudar as crianças e fiéis reunidos na Praça de la Paz. "Vocês ocupam um lugar muito importante no coração do Papa" - disse Bento XVI. Neste momento eu quero que vocês saibam que todas as crianças mexicanas, especialmente aquelas que carregam o peso do sofrimento, do abandono, da violência o da fome, que nesses meses, por causa da seca, foi vivida fortemente em algumas regiões". O pontífice lembrou às crianças que Deus nos conhece e nos ama, e "se deixarmos que o amor de Cristo mude o nosso coração, então poderemos mudar o mundo". O Papa desejou que "cada um se transforme em semeador e mensageiro da paz, daquela paz pela qual Cristo doou sua vida". O Santo Padre, em seguida, evidenciou: "Cada um de vocês é um dom de Deus para o México e para o mundo. As suas famílias, a Igreja, a escola e quem tem responsabilidade na sociedade devem trabalhar juntos para que vocês possam receber como herança um mundo melhor, sem inveja nem divisões. Por isso, quero elevar minha voz convidando todos a proteger e cuidar das crianças, a fim de que nunca se apague seu sorriso, possam viver em paz e olhar para o futuro com confiança. Vocês, meus pequenos amigos, não estão sozinhos. Contem com a ajuda de Cristo e sua Igreja para conduzir um estilo de vida cristão".
No domingo, 25 de março, o Santo Padre se transferiu de helicóptero ao Parque do Bicentenário de León para a celebração da Eucaristia. Na homilia, o Papa indicou o monumento a Cristo Rei, em cima do "Cubilete": "a sua majestade não é como muitos a entenderam e a entendem. O seu reino não consiste no poder de seus exércitos para subjugar o outro com a força ou violência, mas se funda no poder maior que conquista os corações: o amor de Deus que Ele levou ao mundo com seu sacrifício e a verdade que testemunhou ... Ainda hoje, deste parque, com o qual se deseja lembrar o bicentenário do nascimento da nação mexicana, que uniu muitas diferenças, mas com um destino comum e uma aspiração comum, pedimos a Cristo um coração puro, onde ele possa viver como Príncipe da Paz". Bento XVI elogiou a Misión Continental vivida no continente, para que os cristãos e as comunidades eclesiais "resistam à tentação de uma fé superficial e rotineira, às vezes fragmentária e incoerente". No final da missa, o Santo Padre introduziu a oração do Angelus: "Nestes momentos em que muitas famílias se encontram separados e obrigadas a emigrar, muitos sofrem por causa da pobreza, corrupção, violência doméstica, narcotráfico, crise de valores ou por causa da criminalidade, nos dirigimos a Maria em busca de conforto, força e esperança. "Bento XVI confiou o México e toda a América Latina e o Caribe a Nossa Senhora de Guadalupe.
Na parte da tarde o Santo Padre foi à Catedral de Nuestra Señora de la Luz, em León, para a celebração das Vésperas com os Bispos do México e representantes das Conferências Episcopais dos países da América Latina e do Caribe. "A situação atual de suas dioceses apresenta certamente desafios e dificuldades de origem muito diferentes - disse o Papa em sua homilia - mas, sabendo que o Senhor ressuscitou, podemos prosseguir com confiança, na convicção de que o mal não dá a última palavra na história, e que Deus é capaz de abrir novos espaços a uma esperança que não engana... Vocês não estão sozinhos em suas dificuldades, e nem estão sós nos sucessos da evangelização. Estamos todos unidos no sofrimento e na consolação".
Bento XVI recordou a seguir: "A fé católica marcou de maneira significativa a vida, os costumes e a história deste continente, em que muitas nações estão comemorando o bicentenário de sua independência. É um momento histórico em que continuou a brilhar o nome de Cristo que chegou aqui através do trabalho de insignes e generosos missionários que o proclamaram com coragem e sabedoria. Eles doaram tudo por Cristo, mostrando que o homem encontra Nele a sua consistência e a força necessária para viver em plenitude e construir uma sociedade digna do ser humano, como quis o seu Criador. O ideal de não antepor nada ao Senhor e fazer penetrar a Palavra de Deus em todos, usando as características e as melhores tradições, continua sendo uma preciosa orientação para os Pastores de hoje". Bento XVI pediu aos bispos para que "acompanhem com muita atenção os seminaristas", para estarem próximos aos sacerdotes e várias formas de vida consagrada, "uma atenção cada vez mais especial deve ser oferecida aos leigos engajados na catequese, na animação litúrgica, na ação caritativa e no compromisso social. A sua formação na fé é fundamental para tornar o Evangelho presente e fecundo na sociedade de hoje. Não é justo que se sintam considerados como pessoas de pouca importância na Igreja, visto os esforços que desempenham no trabalho eclesial, segundo sua própria vocação, e o grande sacrifício que por vezes exige esta dedicação. Em tudo isso, é particularmente importante para os pastores que reine um espírito de comunhão entre sacerdotes, religiosos e leigos, evitando divisões estéreis, crítica e desconfianças nocivas". (SL) (Agência Fides 26/03/2012)
Links:
Os discursos integrais do Santo Padre, em várias línguas
http://press.catholica.va/news_services/bulletin/week.php?lang=it&index=28966
ÁFRICA/LÍBIA - Ferido um agente de segurança da embaixada italiana em Trípoli
Trípoli (Agência Fides) - Um agente de segurança da embaixada italiana em Trípoli foi ferido por um tiro no sábado, 24 de março, referem à Agência Fides fontes locais. O homem, cujo nome foi omitido por razões de segurança, foi atingido nas costas por uma bala perdida e transportado para o Hospital Saint James para ser operado. Não corre risco de vida. (L.M.) (Agência Fides 26/3/2012)
ÁFRICA/SENEGAL - O reconhecimento da vitória de Macky Sall pelo presidente em fim de mandato, Wade, seja um exemplo para toda a África
Dacar (Agência Fides) - "O país foi invadido por uma sensação de alívio" dizem à Agência Fides fontes da Igreja no Senegal, onde em 25 de março, o atual presidente Abdoulaye Wade reconheceu sua derrota no segundo turno das eleições presidenciais e congratulou-se com o opositor, Macky Sall. "Wade telefonou a Macky Sall depois de ver que os resultados parciais davam a vitória a Sall de 3 a 1", dizem as nossas fontes. "Não foram ainda publicados os resultados definidos, mas a vitória de Macky Sall é certa. A admissão da derrota por parte de Wade foi uma demonstração de "jogo limpo" apreciado por todos". "A euforia do povo senegalês foi compartilhada por todos os observadores africanos que chegaram ao país para acompanhar a votação. Depois do caso da Costa do Marfim e atualmente do Mali, o fato de evitar no Senegal uma situação pós-eleitoral caótica é um bom sinal que faz bem a toda a África" - ressaltam nossas fontes.
"O primeiro problema que o novo presidente terá de enfrentar é o de formar um governo estável. A coalizão eleitoral entre socialistas e ex liberais que a apoiavam não pode durar porque foi unida pelo objetivo de derrotar Wade" - sublinham as fontes de Fides. "É possível que seja criado um governo que leve o país às eleições legislativas previstas para junho, embora seja possível que sejam adiadas para novembro, para permitir às partes de organizarem a campanha. Falta representatividade ao Parlamento atual porque a oposição boicotou as eleições legislativas de 2007".
As nossas fontes sublinham que "Macky Sall é o primeiro Presidente do Senegal nascido após a independência e esperam que tenha continuidade o caminho da renovação da classe dominante, tanto no partido de Wade, o Partido Democrático, quanto no mundo socialista, cujos dirigentes são ainda aqueles do tempo de Senghor. Um sinal neste sentido pode vir da nomeação do primeiro-ministro pelo novo Chefe de Estado".
Dentre as questões que o novo presidente terá de enfrentar esta a situação de Casamance, região senegalesa localizada entre a Gâmbia, Guiné-Bissau e Guiné Conakry, onde desde 1982 está em ação um movimento armado pela independência. "Macky Sall tomou consciência de que Casamance é uma questão fundamental. Parece que sua primeira viagem ao exterior será na Gâmbia a fim de fechar a frente mais violenta", dizem as fontes de Fides.
Um fato importante surgiu a partir das últimas eleições: o povo de Casamance participou em massa das eleições, reivindicando seu papel como cidadãos do Senegal. "É um sinal claro dado aos rebeldes já que a maioria dos habitantes da região considera anacrônico combater com armas por uma questão que deve ser resolvida por meios democráticos", concluem as fontes de Fides. (L.M.) (Agência Fides 26/3/2012)
ÁFRICA/RUANDA - Carência de água: 1 criança morre a cada 17 segundos. Mais de 40% da população atingida se concentra na África Sub-Sahariana
Gicumbi (Agência Fides) - Ainda hoje, em todo o mundo, 783 milhões de pessoas não têm acesso à água potável, milhões de pessoas não possuem serviços higiênicos e sanitários e cerca de 2.500 milhões não dispõem de latrinas. A cada 17 segundos, uma criança morre em consequência da falta de água potável, saúde e higiene. As doenças mais comuns são relacionadas a esta precária situação e causam a morte de quase três milhões de pessoas por ano.
Mais de 40% da população global mais gravemente atingida vive na África Sub-Sahariana. Em Ruanda, por exemplo, no distrito de Gicumbi, a água é acessível apenas a 37% da população local, situação que comportou a difusão de doenças como cólera, tifo e disenteria bacilar, que atinge principalmente mulheres e crianças. Graças ao projeto 'Água, fonte de vida!', promovido pela Fundação católica AVSI, está prevista a reabilitação do aqueduto de Rutare (Norte de Ruanda), com o envolvimento da população como mão-de-obra não qualificada e o fornecimento de veículos e equipamentos técnicos. O objetivo é melhorar o padrão de vida da população e o acesso a um sistema de gestão segura da água potável. Mais de 10 mil pessoas beneficiarão deste projeto, além dos cerca de 10 mil adultos e 4 mil estudantes que participarão diretamente das atividades de promoção de higiene e saúde e de ações de sensibilização sobre o uso da água, além de cerca de 20 pessoas que serão formadas para a gestão do sistema da água (finanças, marketing e tarifas).
Neste contexto atuam a AVSI e o Movimento para a Luta contra a Fome no Mundo, financiados pela Comissão Européia, O projeto se desenvolve em 4 fases integradas: realização de infra-estruturas básicas para o fornecimento de água e serviços higiênico-sanitários (por meio da reabilitação de um aqueduto de 37,2 km nos setores de Rutare, Giti, Rwamiko e Muko para o fornecimento de água a 13.674 habitantes), promoção da higiene aos moradores mais vulneráveis e carentes das áreas rurais (através da construção de serviços higiênicos nas escolas e da sensibilização), melhorias nos campos da saúde, capacitação dos atores-chave do projeto (operários que trabalham no aqueduto seguem curso para incrementar as competências necessárias para a correta manutenção da infra-estrutura). (AP) (26/3/2012 Agência Fides)
ÁSIA/SÍRIA - Jesuítas: "Os cristãos fugidos de Homs não foram expulsos pelos islâmicos"
Homs (Agência Fides) - Os cristãos residentes nos bairros de Bustan Al Diwan e Hamideh, na cidade de Homs, deixaram a região por iniciativa própria, fugindo do medo e dos confrontos e não foram obrigados a abandonar suas casas por causa das ameaças das milícias islâmicas: é o que refere à Agência Fides a comunidade de jesuítas de Homs. Nos últimos dias, fontes da comunidade cristã ortodoxa disseram à Fides que algumas famílias cristãs nos dois bairros haviam sido expulsas por militantes islâmicos. Outras fontes em países do Oriente Médio falaram de viagens de militantes extremistas islâmicos da Líbia, Iraque e outras nações rumo à Síria, para se infiltrar nas tropas do Exército Sírio de libertação.
Os jesuítas de Homs dizem à Fides que "pelo que sabemos, os cristãos da cidade de Homs não foram ameaçados e obrigados a abandonar suas casas". "Houve incidentes - explicam - e algumas casas abandonadas (por cristãos) foram ocupadas por famílias de desalojados. Quando seus donos voltam, as casas são devolvidas pacificamente. Um imâme daquela área - acrescentam - apresentou suas desculpas ao sacerdote da Igreja dos Jesuítas por causa destes desagradáveis inconvenientes".
Os bairros cristãos de Homs, notam fontes da Fides, estão no centro do fogo cruzado entre o exército regular e os rebeldes. Cerca de mil cristãos permaneceram em Homs. Um ano atrás, antes do início dos combates, havia na cidade um total de 160 mil fiéis e quatro Bispos de diversas confissões. (PA) (Agência Fides 26/3/2012)
ÁSIA/ÍNDIA - Aumentam as pressões da sociedade civil para a libertação do refém italiano dos maoístas
Bhubaneshwar (Agência Fides) - Após a libertação de Claudio Colangelo - um dos dois reféns italianos sequestrados pelos rebeldes maoístas alguns dias atrás - "existem fortes pressões da sociedade civil e há grande consciência na opinião pública de Orissa ao pedir a libertação do segundo refém, Paolo Bosusco" - dizem fontes da Fides em Orissa. O grupo de rebeldes maoístas libertou Claudio Colangelo, explica a fonte da Fides, "com bases humanitárias e devido à pressão da sociedade civil e dos próprios tribais", oferecendo "um sinal de boa vontade no episódio".
Agora todos aguardam a soltura do segundo refém, enquanto as negociações entre governo e rebeldes recomeçaram. Os rebeldes pedem que o governo atenda pelo menos algumas de suas exigências e segundo fontes da Fides, "o governo fará um passo" mesmo que o episódio tenha sido complicado nos últimos dias pelo sequestro de um parlamentar de Orissa. Mas "o parlamentar foi sequestrado em Andra Pradesh, outro estado, e por outro comando de rebeldes" - nota a fonte da Fides. Por isso, os dois casos de sequestros "ficarão separados, inclusive na negociação".
Na Igreja de Orissa, entretanto, "se reza e se espera um desenvolvimento positivo", diz um sacerdote, enquanto diversos componentes da sociedade, como mulheres, associações, grupos tribais, estudantes, prosseguem sua obra de sensibilização e continuam a manifestar, de várias formas, pela imediata libertação dos inocentes reféns. "Este movimento - nota a fonte da Fides - é muito importante para a consciência coletiva e influi também nos sequestradores". (PA) (Agência Fides 26/3/2012)
ÁSIA/CHINA - Retiro espiritual quaresmal da Diocese de Lan Zhou: S. Paulo como exemplo de sacerdócio
Lan Zhou (Agência Fides) - Continuar a tomar São Paulo como exemplo de sacerdócio: é o convite dirigido aos sacerdotes da Diocese de Lan Zhou, da província de Gan Su, durante o retiro espiritual quaresmal de 5 dias para os sacerdotes diocesanos, recentemente realizado. Segundo informado à Agência Fides pelo Faith de He Bei, os sacerdotes compartilharam as virtudes e a espiritualidade de um pastor incansável na missão, como foi São Paulo. Na Missa conclusiva, presidida por Dom Han Zhi Hai, titular da Diocese, os participantes reiteraram juntos a convicção de que São Paulo deve continuar a ser seu exemplo de sacerdote.
A Diocese de Lan Zhou hoje conta 40 mil católicos, divididos em 48 paróquias, cerca de trinta sacerdotes, mais de 200 religiosas pertencentes a três congregações (Missionárias Servas do Espírito Santo, da Sagrada Família e Filhas de Nossa Senhora da China). São muito ativos na pastoral e no serviço social. (NZ) (Agência Fides 26/03/2012)
AMÉRICA/CUBA - Os católicos cubanos prontos para receber o Papa Bento, "Peregrino da Caridade"
Havana (Agência Fides) - Recebemos testemunhos de diversas comunidades paroquiais da preparação para a chegada do Papa Bento a Cuba para a sua visita pastoral. Padre Raul conta à Agência Fides como os cristãos da ilha se prepararam. Muitos agentes pastorais foram de porta a porta entregar opúsculos missionários com uma catequese que explica quem é o Papa e o sentido da visita a cuba deste "Peregrino da Caridade". Muitas famílias colaram pôsteres de boas-vindas ao Papa nas portas de suas casas, manifestando assim a alegria da expectativa.
A pastoral dos jovens convidou diversos grupos de jovens das paróquias para encontros em nível cidadão, nas praças e parques públicas onde se realizaram conferências, orações e cantos. Foram projetados filmes, a fim de interessar o maior número de jovens.
"Recebemos a confirmação dos peregrinos das Dioceses mais remotas da ilha, que chegarão para participar da Missa do Santo Padre, Dioceses como Ciego de Avila e Guantanamo. Amanhã (hoje) estarão em Santiago de Cuba para celebrar juntos o Peregrino da Caridade" - disse Pe. Raul.
"Conheço pessoalmente o grupo de jovens que, em função dos problemas de transporte público, partiram dois dias atrás das paróquias rurais da Diocese de Santa Clara para chegar em tempo em Santiago de Cuba e dar as boas-vindas ao Papa Bento" - diz Pe. Raul. "Todo o país vive a alegria de esperar o Pastor para confirmar a nossa fé" - conclui Pe. Raul Rodriguez. (CE) (Agência Fides, 26/03/2012)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog