NOTICIAS DO MUNDO

VATICANO - O Papa em Cuba: "deem novo vigor à sua fé, e com as armas da paz, do perdão e da compreensão, se esforcem para construir uma sociedade aberta e renovada"
Santiago de Cuba (Agência Fides) - "Ao vir até vocês, não posso deixar de mencionar a histórica visita a Cuba do meu predecessor, o Beato João Paulo II, que deixou uma marca indelével na mente dos cubanos", disse o Santo Padre Bento XVI quando chegou ao aeroporto internacional de Santiago de Cuba, às 14 horas locais de segunda-feira 26 de março. O Papa definiu a visita de João Paulo II "uma brisa suave que deu novo vigor à Igreja em Cuba", cujos frutos importantes incluem "a inauguração de uma nova fase nas relações entre Igreja e Estado cubano, com um espírito de cooperação e confiança, embora existam ainda muitos aspectos em que podemos e devemos avançar".
"Estou profundamente feliz de participar de sua alegria por causa da comemoração do quarto centenário da descoberta da imagem da Virgem da Caridade do Cobre", prosseguiu Bento XVI, cuja devoção "sustentou a fé e encorajou a defesa e a promoção daquilo que torna digna a condição humana e seus direitos fundamentais, e continua a fazê-lo hoje com mais força, dando testemunho visível da fecundidade da pregação do Evangelho nestas terras, e das profundas raízes cristãs que dão vida à identidade mais profunda da alma cubana". O Papa disse que estava em Cuba "para confirmar os irmãos na fé e incentivá-los na esperança", tendo no coração "as justas aspirações e os desejos legítimos de todos os cubanos, onde quer que estejam." Referindo-se às particulares dificuldades econômicas que muitos países do mundo experimentam, Bento XVI reiterou que "o verdadeiro progresso exige uma ética que coloca no centro a pessoa humana e leve em conta as suas exigências mais autênticas, especialmente a sua dimensão espiritual e religiosa".
Às 17h30 locais, o Santo Padre presidiu, na Praça Antonio Maceo, em Santiago de Cuba, a Santa Missa na Solenidade da Anunciação do Senhor, por ocasião do quarto centenário da descoberta da imagem da Virgen de la Caridad del Cobre. "Estou consciente do sacrifício e dedicação com que foi preparado este aniversário, especialmente no aspecto espiritual" - disse o Papa na homilia. Fiquei emocionado em ver o fervor com que Maria foi saudada e invocada por muitos cubanos, em sua peregrinação por todos os cantos e lugares da Ilha". Bento XVI se deteve no significado da Solenidade da Anunciação do Senhor: "Em Cristo, Deus realmente veio ao mundo, entrou em nossa história, fez a sua morada entre nós, cumprindo a íntima aspiração do ser humano que o mundo seja realmente uma casa para o ser humano". Ele frisou ainda que "a Virgem Maria, pela sua função insubstituível no mistério de Cristo, representa a imagem e o modelo da Igreja", e prosseguiu: "sei com quanto esforço, coragem e dedicação vocês trabalham todos os dias a fim de que nas circunstâncias concretas do seu país, e neste momento histórico, a Igreja mostre cada vez mais seu verdadeiro rosto como lugar onde Deus está e encontra os homens. A Igreja, corpo vivo de Cristo, tem a missão de prolongar na terra a presença salvífica de Deus, de abrir o mundo para algo maior que si mesmo, ao amor e luz de Deus". O Papa concluiu a homilia com um apelo: "perante os olhos da Virgem da Caridade do Cobre, quero fazer um apelo para que vocês deem novo vigor à sua fé, vivam de Cristo e para Cristo, e com as armas da paz, do perdão e da compreensão, vocês se comprometam a construir uma sociedade aberta e renovada, uma sociedade melhor, mais digna do ser humano, que mostre a bondade de Deus". (SL) (Agência Fides 27/03/2012)
Links:
Os discursos integrais do Santo Padre, em várias línguas
http://press.catholica.va/news_services/bulletin/week.php?lang=it&index=28966
VATICANO - O Cardeal Filoni na Urbaniana: "Quem é portador da Boa Nova que é Cristo, deve ser revestir de entusiasmo e alegria, e se tornar como Maria artífice de consolação e de graça"
Cidade do Vaticano (Agência Fides) - A Pontifícia Universidade Urbaniana celebra o dia de sua padroeira na solenidade da Anunciação do Senhor, quando a liturgia recorda dois "sim": "de Jesus que entra mundo dizendo ao Pai «eis que venho para fazer a tua vontade », e de Maria com seu fiat: «seja feito em mim segundo a tua palavra». O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Urbaniana, Cardeal Fernando Filoni, recordou estas palavras durante a missa por ele presidida esta manhã, na Capela do Colégio Urbano.
Na homilia, o Cardeal sublinhou que "logo após o anúncio do Anjo, Maria foi à casa de Isabel para levar, não somente ajuda, mas Jesus, enviado do Pai para salvar a humanidade. Maria assim, se torna o ícone da Igreja, que incansavelmente caminha pelo mundo para levar a todos e a todo lugar o Evangelho". Então prosseguiu: "Não é esta a tarefa da Congregação para a Evangelização dos Povos: manter viva a consciência de que a Igreja existe para evangelizar?" Não é esta a sua vocação e sua identidade mais profunda?" E a nossa universidade não deve cada vez mais se caracterizar por isso?"
Inspirado-se no Evangelho da solenidade, o Cardeal Filoni sublinhou algumas expressões. O diálogo do anjo com Maria começa com a palavra "Alegra-te". "Desde o momento da Anunciação - disse o Cardeal - o advento de Jesus é apresentado com um convite à alegria e Maria é causa de nossa alegria... Quem é portador da Boa Nova que é Cristo, deve se revestir de entusiasmo e alegria se tornar como Maria artífice de consolação e graça em todas as situações de aflição. É uma característica indispensável dos missionários".
O convite a Maria a se alegrar, tem seu fundamento na referência à presença nela do Senhor: "O Senhor está contigo". "Segundo São João Crisóstomo, a saudação tradicional usada na liturgia faz com que a assembleia esteja em festa", - disse o Cardeal Filoni. Esta saudação é também a garantia que é dada quando na Escritura Deus confia uma tarefa ao homem, especialmente se difícil.
Ela está associada também ao mandato de Jesus aos apóstolos antes de voltar para o Pai". "Como é possível?" se pergunta Maria. "Não é perplexidade, mas surpresa diante de um Deus que tudo pode, mas quer ter necessidade de nós" - destacou o Cardeal. Surpreendente que ele condicione a atuação de seu Plano de salvação na colaboração pedida a uma garota, mas nos lembra que Deus confia em nós, apesar de tudo, nos quer seus colaboradores e não servidores. A atuação da obra salvífica de Cristo depende também de nós, do nosso "sim", de nosso compromisso, de nossa dedicação".
O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos também lembrou que "Deus quer que todos se salvem e cheguem à plenitude da verdade e da comunhão com Ele. Esta sua vontade se realizou quando Maria disse seu sim. O seu «eis me aqui» deve ser feito pela Igreja e por cada um de nós. O plano divino de salvação não é imposto, mas proposto. Espera o nosso "sim", a nossa colaboração".
Após a missa, realizou-se um ato acadêmico em que tomou a palavra o Reitor da Universidade, um representante dos estudantes, e o prof. Antoine Kambanda, Reitor do Seminário Maior de Nyakibanda (Ruanda), que apresentou um relatório sobre o papel de pacificação e reconciliação desempenhado pela Igreja na região dos Grandes Lagos após o genocídio de 1994. (SL) (Agência Fides 27/03/2012)
Links:
O texto integral da homilia do Cardeal Filoni, em italiano
http://www.fides.org/ita/documents/Omelia_del_Card.Filoni_PUU_27032012.doc
ÁFRICA/SUDÃO DO SUL - Entre o Sudão do Sul e o Sudão a guerra é pelo petróleo
Juba (Agência Fides) - "É guerra", disse o Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, após os confrontos esta manhã, na contestada fronteira com o Sudão. "Primeiro nos bombardearam e depois nos atacaram por terra", disse Kiir citado pela BBC. Segundo Juba, as forças militares do Sudão coadjuvadas pelas milícias armadas atacaram as áreas de Jau, Pau Akuach e Teshwin dentro do território do Sudão do Sul.
"Há 5-6 meses a zona de fronteira foi várias vezes bombardeada pelo Sudão provocando várias vítimas. Bombardeiam sobretudo os poços de petróleo, alguns dos quais foram retirados de serviço. Se olhamos o mapa, esta área entra como uma cunha no território sudanês. Daí a sua importância estratégica", disse à Agência Fides uma fonte da Igreja que por motivos de segurança pediu o anonimato.
"Quem bombardeia é somente Cartum, porque o Sudão do Sul não tem aviões de guerra, mas somente helicópteros", continua a nossa fonte. "O Exército do Sudão do Sul (SPLA) declarou ter entrado no território sudanês. Esta é a primeira vez desde a independência (julho de 2011). O SPLA entrou em Heglig onde o Sudão, que com a independência do Sul perdeu 75% das reservas de petróleo, tem um dos maiores campos de petróleo. É sem dúvida um episódio muito grave, que confirma que esta é uma guerra pelo petróleo", disse a fonte.
"Por causa da forte tensão entre os dois estados, o Sudão do Sul desde a independência está enfrentando uma grave crise econômica. Os preços registraram um aumento de 200%. O Sudão está experimentando uma crise econômica ainda pior".
Os bispos do Sudão do Sul estão reunidos em Juba numa assembléia extraordinária para debaterem sobre a situação, disseram à Agência Fides fontes do Arcebispado de Juba. (L.M.) (Agência Fides 27/3/2012)
ÁFRICA/MALI - Os líderes religiosos mediam para encontrar uma saída após o golpe militar
Bamako (Agência Fides) - Os principais líderes religiosos no Mali estão engajados nas negociações para resolver a crise política desencadeada pelo golpe militar que derrubou o presidente Amadou Toumani Touré (veja Fides 22/3/2012). "Ontem eu participei com Dom Jean Zerbo, Arcebispo de Bamako, juntamente com os líderes protestantes e islâmicos do país a uma reunião com os partidos políticos contrários ao golpe. O assunto da reunião foi encontrar uma solução para que os militares cedam o poder o mais rápido possível", disse à Agência Fides Pe. Edmond Dembele, secretário da Conferência Episcopal do Mali. "Esta manhã encontraremos os partidos que apoiam o golpe de Estado, a fim de obter um quadro completo de todos os diferentes pontos de vista e propor uma saída para esta crise", disse Pe. Dembele. Os líderes religiosos envolvidos na negociação fazem parte da Union Sacrée des Leaders Religieux. "Eles se propõem como intermediários entre os partidos políticos e as novas autoridades que nasceram do golpe", observa Pe. Dembele.
Enquanto isso, a situação do país parece se normalizar. "Ontem foram parcialmente reabertas as fronteiras, permitindo a importação de mercadorias essenciais", relata Pe. Dembele.
"A capital é calma - prossegue o sacerdote. Eu atravessei o centro da cidade e pude ver que a população voltou a trabalhar. A circulação de veículos voltou quase ao normal, há vários carros e motos em circulação".
"Ontem houve uma pequena manifestação de centenas de jovens que acolheram o apelo lançado por alguns partidos políticos para protestar contra o golpe militar. A manifestação, que se realizou diante da Bourse du Travail, sede da Union National des Travailleurs du Mali (principal sindicato do país), não foi suprimida e se realizou de forma pacífica", conclui Pe. Dembele. (L.M.) (Agência Fides 27/3/2012)
ÁSIA/SÍRIA - As Nações Unidas: crianças-soldado entre os rebeldes, "sinal da tragédia em andamento", disse um jesuíta
Damasco (Agência Fides) - As Nações Unidas receberam a notícia da presença de crianças-soldado nas fileiras dos rebeldes do exército sírio livre, que combate o presidente Bashar al-Assad. Foi o que disse a Representante Especial da ONU para Crianças e Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy, sem fornecer mais detalhes e lembrando que "as convenções internacionais proíbem o uso de soldados com idade inferior aos 16 anos".
Interpelado pela Agência Fides, pe. Paolo Dall'Oglio, jesuíta do Mosteiro de Deir Mar Musa, comenta de Damasco: "A notícia, infelizmente não me surpreende: a presença de adolescentes nos combates é um fenômeno tristemente conhecido e faz parte da tragédia que estamos vivendo. Por outro lado, ao longo de todo este terrível ano, registraram-se vários casos de crianças e adolescentes presos, torturados e mortos. A mobilização política de jovens e adolescentes irresponsáveis foi e continua a ser um elemento presente na rebelião popular. Sua militarização, ao contrário, se deve ao atual conflito civil em algumas áreas: quem pode se arma. O recurso às armas e à violência está afundando qualquer chance de diálogo e mediação, que são apoiados pela maior parte da população síria". Dall'Oglio recorda que "além de seus temores, os cristãos sírios defendem a unidade e a reconciliação do povo sírio".
Nesta fase, o Jesuíta lança um apelo: "Pedimos que a ONU faça o possível para proteger a infância síria e evitar que as crianças se armem. Pedimos às forças em campo que não armem crianças. Esperamos que uma maior responsabilidade da Onu no campo, como sugerido por Kofi Annan, signifique mais proteção para toda a juventude e a infância síria". (PA) (Agência Fides 27/3/2012)
ÁSIA/PAQUISTÃO - Cristãos sob ataque: incursões de extremistas islâmicos em um subúrbio de Karachi
Karachi (Agência Fides) - A população cristã está terrorizada: aumentam os ataques violentos, diurnos e noturnos, de grupos de extremistas islâmicos em Essa Nagri, subúrbio cristão da cidade de Karachi. No bairro, densamente habitado, vivem cerca de 50 mil cristãos em condições de pobreza extrema e carentes de serviços básicos. Segundo fontes locais da Fides, no subúrbio de Essa Nagri existem cerca de 15 igrejas de várias denominações: católica, presbiteriana, pentecostal, adventista do Sétimo Dia, Exército da Salvação, entre outras. Na área atuam várias Ongs com projetos de instrução, apoio social e econômico à comunidade. Dentre elas, a Ong "Mission and Action for Social Services" (Mass), que informou à Fides ter apresentado uma denúncia oficial à polícia, pois nos últimos meses os ataques de militantes islâmicos contra famílias do bairro têm aumentado em ritmo vertiginoso.
Como apurado pela Fides, os militantes entram em Essa Nagri empunhando pistolas e metralhadoras, saqueiam casas e cometem violências de todo tipo contra famílias indefesas. Roubam, exigem dinheiro alegando que devem resgatar a "Jizya" (taxa imposta, segundo a xariá, sobre as minorias não-muçulmanas), agridem vítimas inocentes e abusam das mulheres por puro divertimento. A Ong "Mass" afirma ter pedido às autoridades "medidas contra estes terroristas". O fenômeno já havia sido assinalado à Fides pelo parlamentar católico do Sindh, Michael Javed (veja Fides 14/1/2012) que falou de "estupros e torturas de mulheres e crianças cristãs" no subúrbios de Karachi. Nos dias passados, uma mulher cristã de Essa Nagri, chocada, contou: "Homens armados e embriagados invadiram minha casa e violentaram minhas duas filhas diante de meus olhos. Quem nos protege?". Em outros casos, militantes sequestram jovens cristãs, forçando-as a se casar e a se converter ao islã. (PA) (Agência Fides 27/3/2012)
ÁSIA/PAQUISTÃO - Aumenta o tráfico de seres humanos na província de Sindh: 190 casos nos primeiros dois meses de 2012
Karachi (Agência Fides) - Desde o início do ano registrou-se um forte incremento no tráfico de seres humanos na província paquistanesa de Sindh, e a tendência pode continuar se as autoridades não intervierem prontamente. Segundo o responsável da Ong Madadgaar Helpline, que se ocupa de mulheres e crianças vítimas de abusos e de tráfico humano, nos dois primeiros meses de 2012 se registraram 190 casos. Em 2011, os casos foram 288 no total. As famílias recebem dinheiro em troca de seus próprios filhos. Os traficantes levam mulheres e crianças das aldeias com a promessa de fazê-los trabalhar nas cidades. Uma vez entregue a cifra exigida, os delinquentes exploram as vítimas, tratando-as como escravos. A maior parte destas provém de Bangladesh e do Afeganistão, onde a pobreza e os conflitos impedem as pessoas de satisfazer suas necessidades primárias. Segundo fontes do Ministério para Direitos Humanos de Sindh, a pobreza obriga as famílias a entregar seus filhos. Em grandes cidades como Karachi, Hyderabad e Larkana, crianças menores de 5 anos são exploradas como domésticos, não obstante a Constituição do país garanta a tutela dos menores. Depois das inundações de 2010 e 2011, na província de Sindh a pobreza aumentou e muitas famílias dependentes da agricultura não têm outra escolha senão mandar seus filhos às grandes cidades. Segundo um relatório de 2011 do Departamento dos Estados Unidos para o Tráfico de Seres Humanos, o Paquistão é um país de trânsito e também meta para vítimas do tráfico. O principal problema é ligado ao trabalho forçado, principalmente em Sindh e Punjab, muito comum nas fábricas de tijolos e de tapetes, na agricultura, na pesca, em minas, na indústria de couro e na produção de pulseiras de vidro. Dados da Organização Internacional do Trabalho indicam que anualmente, 12 milhões de pessoas são vítimas do tráfico no mundo. Cerca de 70% são mulheres menores de 25 anos. (AP) (27/3/2012 Agência Fides)
ÁSIA/ÍNDIA - A cada dia, milhares de pessoas morrem devido à tuberculose: a cada segundo, uma pessoa é contagiada no mundo
Ranchi (Agência Fides) - Um terço da população mundial está contagiada pela tuberculose e a cada segundo, uma pessoa se contagia com os bacilos da infecção. Apenas em 2009, 1,7 milhões de pessoas morreram devido à TBC, cerca de 4.700 morrem por dia. Dentre elas, 380 mil são soropositivos que, em função da fragilidade de suas defesas, são as vítimas com maior risco. Trata-se de uma doença causada principalmente pelas condições de pobreza e atinge sobretudo jovens adultos, pertencentes à faixa ativa da população. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais da metade das mortes é registrada na Ásia, enquanto nas Américas é a segunda causa de morte depois do Hiv e da Aids. Trata-se de uma pandemia global que em 2009 causou 9,4 milhões de novos casos, 80% em 22 países. Dos 15 países com índices de incidência mais elevados, 13 se encontram na África, um terços dos novos casos na China e na Índia.
A Organização Pan-americana da Saúde (OPS) assinala que nas Américas, anualmente 270 mil pessoas, das quais 44 mil crianças, contraem a infecção e cerca de 23 mil morrem. A maior parte dos casos estão em Haiti, Suriname, Bolívia, Guiana e Peru (de 106 a 230 por 100 mil pessoas em 2010), enquanto o Brasil conta o maior número de contágios em absoluto (85 mil em 2010). Canadá, Cuba e Estados Unidos têm índices mais baixos, com menos de 10 em 100 mil pessoas. Na Índia, no estado de Jharkhand, onde a população vive em condições de pobreza extrema, a TBC e a malária são as doenças mais comuns. A Ong Manav Vikas, parceira local da Ong católica Manos Unidas, lançou um projeto de prevenção e luta contra as duas doenças que beneficia as áreas mais remotas do estado, promovendo programas de imunização para crianças e de sensibilização de adultos sobre questões de saúde. A Ong é engajada na área da Diocese de Hazaribag desde 1994. O objetivo é reduzir o índice de incidência das duas infecções em 30 aldeias selecionadas e aumentar o conhecimento das pandemias em meio ao povo. Graças a este projeto, será possível acessar a serviços de saúde através de uma clínica móvel que passará por 30 aldeias. O projeto envolverá diretamente 33 mil pessoas e indiretamente outras 60 mil. (AP) (27/3/2012 Agência Fides)
ÁSIA/ÍNDIA - Batalha legal sobre o casamento inter-religioso: a Alta Corte dá razão aos cristãos
Nova Délhi (Agência Fides) - Os cristãos vencem um recurso legal e o matrimônio inter-religioso reassume plena validez civil: ontem, 26 de março, com uma sentença histórica, a Alta Corte do estado de Gujarat declarou válido e legítimo o matrimônio contraído entre um cristão e uma mulher hindu, depois que o governo do estado o havia invalidado com base na lei "Freedom of Religion Act" (definida "lei anti-conversões"), em vigor desde 2003. Como explicou à Fides Joseph D'Souza, Presidente da All India Christian Council (AICC), "a sentença terá importantes consequências e constituirá um precedente útil. Implica que os cristãos podem se casar com quem quiser, mesmo que de outras crenças". Os cristãos afirmam que o governo de Gujarat, liderado pelo nacionalista hindu Narendra Modi, do partido "Barathiya Janata Party" (BJP), tenta utilizar o "Freedom of Religion Act" para impedir os matrimônios inter-religiosos.
O recurso foi apresentado pelo cristão Subashchandra Parmar contra uma ordem do estado de Gujarat. Parmar é um funcionário estatal que em 2009, baseado na "Indian Christian Marriage Act", lei em vigor desde 1872, celebrou o matrimônio entre o cristão Pinakin Macwan e a jovem hindu Vishrutiben Shukla: a jovem, como permitido pela lei, permaneceu em sua fé. Depois de mais de um ano, em 2010, um parente da jovem pediu inexplicavelmente ao governo que anulasse o casamento, de acordo com a "Freedom of Religion Act", que visa "regulamentar" as conversões. Em 2011, o governo o anulou, acusando Parmar de legalizar uma conversão não-autorizada, revogando-lhe a autorização de celebrar casamentos e abrindo um processo penal contra ele. Agora, a sentença da Alta Corte dá razão ao cristão que aplicou a lei existente, confirmando a possibilidade e a plena validez dos matrimônios inter-religiosos. (PA) (Agência Fides 27/3/2012)
ÁSIA/CHINA - Os escrutínios dos catecúmenos da paróquia da Imaculada Conceição celebrados no Seminário, para promover as vocações
Pequim (Agência Fides) - Os catecúmenos do curso de catecismo da paróquia de Na Tang de Pequim, dedicada à Imaculada Conceição (e também a atual Catedral), celebraram os escrutínios durante a visita-peregrinação ao Seminário da Diocese de Pequim, domingo, 4 de março. Segundo informações apuradas pela Agência Fides, 155 peregrinos, entre os catecúmenos, parentes, catequistas, sacerdotes e religiosas foram ao Seminário. Além da oração e da solene celebração eucarística, também ouviram a apresentação da história e do desenvolvimento do Seminário, o procedimento seguido para a formação das vocações, os ritmos de vida dos seminaristas e um pequeno resumo sobre a Liturgia da Igreja, apresentado pelo Reitor do Seminário. Em seguida visitaram a estrutura, levando pequenos dons aos seminaristas, como gêneros de primeira necessidade: "uma pequena flor da caridade quaresmal dedicada aos seminaristas", como o definiram eles mesmos. O solene rito do escrutínio foi o ápice da peregrinação: os catecúmenos que seguiram o curso de catecismo, superando o exame teórico, reiteraram a convicção de querer ser católicos, receberam a Cruz e trocaram um gesto de amizade com os seminaristas. (NZ)(Agência Fides 2012/03/27)
AMÉRICA/CHILE - Pesar pela morte de 6 voluntários da fundação católica "Um teto para o Chile"
Los Alamos (Agência Fides) - O Arcebispo de Concepcion, Dom Fernando Chomali, expressou seus pêsames pela terrível perda de 6 jovens voluntários do grupo "Um teto para o Chile", mortos em um acidente rodoviário enquanto iam trabalhar, por conta deste grupo católico, no município de Los Alamos. Segundo a nota enviada pela Conferência Episcopal do Chile à Agência Fides, o Arcebispo Chomali quis ir pessoalmente ao local do acidente levar às famílias dos voluntários uma palavra de conforto. "Estamos profundamente entristecidos por sua perda, mas pensamos neles como Naquele que entregou sua própria vida pelos pobres, Cristo. Somente com Ele podemos compreender a generosidade destes jovens em seu compromisso de trabalhar pelos mais pobres da província de Arauco" - disse o Arcebispo. Os funerais foram celebrados ontem na Catedral de Concepcion por Dom Pedro Ossandón, Bispo auxiliar de Concepcion.
A dinâmica do acidente ainda não está clara: a van dos voluntários colidiu frontalmente com um caminhão de transporte de terra. O grupo católico "Um teto para o Chile" é uma fundação da Igreja católica formada por voluntários que constroem alojamentos para moradores de bairros populares pobres, oferecendo-lhes instrução, serviços sociais e micro-créditos, além de conselhos para a compra de moradias (veja Fides, 10/03/2010). (CE) (Agência Fides, 27/03/2012)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog