Noticias do mundo
ÁFRICA/MALI - Enquanto o conflito continua no norte, o Arcebispo de Bamako convida a "não perder a esperança de paz"
Bamako (Agência Fides) - "O conflito continua, mas posso dizer que existe uma forte mobilização para acalmar os ânimos. Existem vários exemplos de solidariedade por parte de pessoas comuns, tanto das famílias dos soldados mortos ou feridos quanto dos deslocados" - disse à Agência Fides Dom Jean Zerbo, Arcebispo de Bamako, capital do Mali, cuja região norte tem sido devastada pela guerra perpetrada pelo Movimento Nacional para a Libertação do Azawad (MNLA) , que reivindica a independência da área. Segundo fontes de agência, as tropas do MNLA reivindicaram a conquista de Amachach, localidade em que se encontrava o último posto do Exército do Mali para defender a cidade de Tessalit, não muito longe da fronteira com a Argélia.
No norte do Mali também apareceu um movimento radical que afirma ser afiliado a uma ala de Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI). "O surgimento de elementos ligados ao radicalismo, certamente, complicou ainda mais a situação no norte do país", reconhece Dom Zerbo. "Os grupos radicais islâmicos se juntam com os traficantes de droga e armas e aos independentistas. Existem três grupos que tornam complexa uma situação que não é fácil de gerir. É bom sublinhar que estes grupos armados agem num vasto território que conhecem perfeitamente".
Dom Zerbo não perdeu a esperança de paz: "A comunidade cristã está engajada nestes esforços e reza incessantemente pela paz. No final de cada celebração e reunião, em todas as igrejas do Mali, reza-se a oração de São Francisco de Assis para pedir ao Senhor o dom da paz". Dom Zerbo acrescenta: "nós, representantes da comunidade católica, juntamente com os responsáveis pelas comunidades muçulmana e protestante, fizemos um apelo em favor da calma, solidariedade e oração".
O Arcebispo de Bamako também afirma que "representantes do Governo realizaram encontros com os líderes religiosos e expoentes da sociedade civil para tentar entender o problema das reivindicações do norte, que se repete periodicamente, a fim de elaborar no futuro uma solução".
Dom Zerbo conclui lançando um novo apelo para a conversão dos corações em vista da paz: "Estamos na Quaresma: peço a todos para fazer com que habite em seus corações a esperança e a confiança em Deus. Estamos nos preparando para a Semana Santa: a Ressurreição de Jesus é para mim o sinal de que um dia conseguiremos resolver esta situação". (L.M.) (Agência Fides 14/3/2012)
ÁFRICA/RD CONGO - A Caritas lança um projeto para as vítimas do LRA no nordeste da RDC
Kinshasa (Agência Fides) - A Caritas lançou um projeto de reintegração de mais de 28 mil vítimas da violência do Exército de Resistência do Senhor (LRA), em Bondo e Butu, no Distrito de Bas-Uele da Província Oriental, no nordeste da República Democrática do Congo. Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), o projeto visa melhorar a segurança alimentar, permitindo relançar a agricultura através do fornecimento de equipamentos e sementes, bem como melhorar o acesso aos mercados através da reativação de 84 km de estradas.
Segundo dados do OCHA, do início de 2012 mais de 3 mil pessoas foram obrigadas a fugir após os ataques do LRA nos distritos de Bas-Uele e Haut-Uele. Desde o início do ano, o LRA liderou cerca de vinte ataques na área, o último foi em 8 de março de 2012, com morto e 17 pessoas sequestradas.
O LRA ficou conhecido no mundo graças a um vídeo divulgado na internet intitulado "Kony 2012", produzido pela ONG estadunidense "Invisible Children" (veja Fides 10/3/2010). Joseph Kony é o líder do LRA, procurado desde 2005 pelo Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade. O LRA é conhecido por sequestros de civis perpetrados durante ataques a povoados.
O grupo, proveniente do norte de Uganda, estendeu sua área de ação no nordeste da RDC e algumas áreas do Sudão do Sul e da República Centro-Africana.
Segundo dados do OCHA e do ACNUR (Alto Comissariado ONU para Refugiados), desde 2008 os ataques do LRA na RDC causaram a fuga interna de 320 mil pessoas, enquanto cerca de 30 mil cidadãos congoleses procuraram refúgio na República Centro-Africana e no Sudão do Sul. (L.M.) (Agência Fides 14/3/2012)
ÁFRICA/SERRA LEOA - Um serviço de telefonia dedicado exclusivamente às crianças
Freetown (Agência Fides) - Na Serra Leoa os menores devem frequentemente enfrentar várias situações negativas: desde os problemas pessoais, familiares, educacionais, legais e do desemprego até o trabalho infantil, exclusão, violência sexual, mutilação genital, tráfico de menores e Aids. Crianças e adolescentes se encontram diante de situações tão desesperadoras e não têm nenhuma possibilidade de resolvê-las sem a ajuda de alguém. Muitas vezes o desconforto é agravado pelo medo, pela solidão e sentimento de impotência. Para atender a essa emergência, a obra salesiana "Dom Bosco Fambul" de Freetown acaba de lançar um serviço de telefonia e consultoria para as crianças. Operativo todos os dias, 24 horas por dia, é sustentado por assistentes sociais, advogados e enfermeiros que oferecem informações, consultoria e ajuda prática às crianças necessitadas. Todas as ligações são gratuitas e são tratadas de modo anônimo e confidencial. Segundo uma nota da ANS enviada à Agência Fides, neste breve tempo de atividade, a linha já obteve significativos sucessos.
Dom Bosco Fambul há mais de 10 anos ajuda as crianças de rua, os jovens desempregados e suas famílias em Freetown. Além do trabalho direto com os menores das favelas, a obra oferece um programa de reabilitação de 10 meses a 70 crianças de rua; outros 1500 ex-meninos de rua foram amparados pelo projeto para reencontrar as famílias. Oferece também um refúgio a meninas vítimas de violência, e a mais de 400 jovens mulheres é garantida uma bolsa de estudos ou uma formação profissional de 18 meses. A obra cuida de um centro juvenil aberto todos os dias e ativo também no trabalho de apoio familiar. A partir deste ano, Dom Bosco Fambul é um membro reconhecido da "Child Helpline International", a rede global que une o serviços de telefonia para menores. (AP) (14/3/2012 Agência Fides)
ÁFRICA/MAURITÂNIA - Cereais e sementes para prevenir a fome no sul do país
Nouakchott (Agência Fides) - Muitas localidades do sul da Mauritânia, uma região que se dedica principalmente à agricultura e à criação de gado, devem enfrentar uma crise alimentar que corre o risco de degenerar em penúria se algo não for feito imediatamente. O período agrícola de 2011 se concluiu com um déficit em torno de 52% da produção normal anual. A isso, se deve acrescentar o aumento dos preços dos gêneros alimentícios de primeira necessidade. Na região de Gorgol, já foram identificados 29 vilarejos e 3.100 pessoas que se encontram em situações muito precárias. Para fazer frente à situação, AGPI, ong social local da organização católica Manos Unidas, está se empenhando para prevenir um maior aumento dos preços, comprando o mais rápido possível cereais, sementes e legumes, que serão distribuídos entre as famílias que serão selecionadas pelas autoridades civis e religiosas de cada vilarejo entre os mais necessitados. Com a contribuição de Manos Unidas, poderá ter início esta campanha de ajudas extraordinárias para a população rural, que tem o objetivo de limitar a gravidade da emergência alimentar nos vilarejos do Sahel e que permitirá semear os campos à espera das novas chuvas. (AP) (14/3/2012 Agência Fides)
ÁSIA/ÍNDIA - Jovem convertida ao Cristianismo expulsa de casa e agredida por extremistas hinduístas
Calcutá (Agência Fides) - Rekha é uma jovem que alguns meses atrás descobriu a mensagem de Jesus Cristo e a abraçou em sua vida. A sua conversão, porém, não foi aceita por seus pais, de fé hindu, e por outros membros da comunidade do seu vilarejo, Nutangram, nas proximidades de Calcutá, no Estado indiano de Bengala ocidental. E assim, informam fontes locais de Fides, em 12 de março passado Rekha foi agredida e expulsa de sua casa e do vilarejo somente por causa da fé cristã. De acordo com a narração feita a Fides, alguns meses atrás Rekha participou de uma celebração litúrgica na "Khodaejamat Church", comunidade cristã protestante, e o seu coração foi tocado pela graça e pela fé. Desde então, frequenta regularmente as funções religiosas e o seu amor por Jesus aumentou. O fato foi criticado por familiares, que a agrediram física e psicologicamente, sem que a convencessem. Rekha encontrou "a pérola preciosa" e não quis ceder às pressões. Por isso, a expulsaram, e agora a jovem encontrou hospitalidade numa família cristã.
"A história é sintoma de como as conversões ao Cristianismo sejam malvistas e proibidas na sociedade indiana", nota uma fonte de Fides na Índia. Casos que dizem respeito ao tema sensível da "conversão" continuam a se verificar: em 4 de março, em Karnataka, a polícia prendeu um Pastor batista, K. Manohar, depois que alguns extremistas hinduístas invadiram um assembleia de culto, batendo nos fiéis e acusando-os de "conversão forçada e fraudulenta". O Pastor foi levado para a delegacia de Ankola e depois de algumas horas foi libertado porque considerado inocente. (SD-PA) (Agência Fides 14/3/2012)
ÁSIA/NEPAL - O Vigário Apostólico: "Menos corrupção, mais unidade: é preciso ultimar a Constituição"
Kathamandu (Agência Fides) - O futuro político do Nepal pode frutificar se "forem contrastados eficazmente a corrupção e o clientelismo da política, se as forças em campo se unirem pelo bem comum. É preciso superar o impasse e entrar em acordo para concluir os trabalhos da nova Constituição, que tutele os direitos e as liberdades de todos": é o que afirma num colóquio com a Agência Fides o Vigário Apostólico do Nepal, Dom Anthony Sharma SJ, enquanto a assembléia constituinte está empenhada na redação da Constituição. A Carta, depois de inúmeros adiamentos, deverá ser concluída até o final de maio de 2012, redefinindo a estrutura do Estado e as normas fundamentais. Sobre a situação política, o Vigário nota que "o novo Primeiro- Ministro, Baburam Bhattarai, teve formação cristã e é uma pessoa de sólidos valores morais, o que faz bem esperar para o futuro da nação". No entanto, continua, "o problema é a coalizão que governa, heterogênea demais, e a excessiva fragmentação das forças políticas: em um país pequeno, temos mais de 600 parlamentares e um executivo imenso". A ação política, nota Dom Sharma, é quase sempre marcada pela corrupção e o clientelismo, enquanto "a sociedade civil reclama que pouco dinheiro público é destinado ao desenvolvimento, ao trabalho, a empregos e ajudas às famílias". O Primeiro-Ministro é condicionado - prossegue a análise do Vigário - "porque todos os partidos políticos jogam seu jogo, mas com o objetivo do poder e sem o esforço para melhorar as condições do povo. O desejo desenfreado de poder e de riqueza é a maior deficiência do país".
Um passo urgente nesta fase, segundo o Bispo, é terminar a redação da Constituição. "A obra é freada pelas exigências dos partidos, condicionada por pequenos grupos: cada um quer o seu pequeno espaço de poder. Existem mais três meses de tempo, mas muitos estão pessimistas. A Corte Suprema estabeleceu que não haverá novos adiamentos. Se o trabalho não se concluir, se abrirá uma fase de grave incerteza e instabilidade para o país: estamos muito preocupados. As pessoas perderam a paciência e pedem o que a política desperte a consciência".
Na Constituição, recorda o Vigário, "a Igreja pediu a liberdade religiosa, a laicidade do Estado, o respeito dos direitos fundamentais do homem".
Tal fase de impasse político e social, conclui, "tem um forte impacto na sociedade. Os preços são muitos altos, os salários são baixos, a pobreza e o escasso desenvolvimento afligem o povo. A Igreja é engajada no social, ao lado das ONGs locais, principalmente com mulheres e crianças, em áreas aonde frequentemente os programas de assistência estatal não chegam". (PA) (Agência Fides 14/3/2012)
ÁSIA/HONG KONG - Os preparativos do "Congresso sobre o ministério dos leigos" de outubro próximo
Hong Kong (Agência Fides) - Responder ao objetivo da santificação de si mesmos, como indicado para o Ano dos Leigos; promover o tríplice ministério (profético, sacerdotal e real) dos leigos; encorajar a troca de experiências entre os membros da comunidade católica chinesa em todas as partes do mundo: são as bases do "Congresso sobre o ministério dos leigos", que de 27 de outubro a 1º de novembro próximo, terá, em Hong Kong, a participação de cerca de 200 representantes das comunidades católicas da diáspora chinesa provenientes da Ásia, África, América, Europa. Segundo informa o Kong Ko Bao (boletim diocesano em chinês), Dom Domenico Chang, Coordenador geral do Congresso e Presidente do Comitê para o Ano dos Leigos, anunciou que a partir de maio, a Diocese de Hong Kong vai começar a formação dos participantes locais ajudando-os a refletir sobre o ministério dos leigos no cenário do Ano dos Leigos. Ainda segundo a apresentação da iniciativa, feita por Dom Chang, o Card. John Tong, Bispo de Hong Kong, já escreveu ao Card. Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho dos Leigos, convidando-o a participar do Congresso, cuja agenda prevê mesas-redondas, workshop, visitas às paróquias e obras de caridade, participação na vida litúrgica da comunidade local. Dom Chang anunciou também o encerramento solene do Ano dos Leigos, convocado pela Diocese de Hong Kong, que será em 16 de dezembro, concluindo assim dois anos de intensa experiência eclesial. (NZ) (Agência Fides 2012/03/14)
AMÉRICA/CUBA - O governo de Cuba abre um site para a visita do Papa
Havana (Agência Fides) - "Este é um povo corajoso!" - afirma Esteban Lazo Hernandez, vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, referindo-se "ao sincero acolhimento, alegre e bem organizado, com plenas garantias de segurança, ordem e disciplina", além dos serviços que serão oferecidos aos turistas, à imprensa e a todos que virão a Santiago de Cuba para a visita de Bento XVI, Chefe de Estado da Cidade do Vaticano. Estas palavras estão na primeira notícia do site aberto ontem pelo governo Cubano por ocasião da visita do Santo Padre. O site traz todas as informações sobre a visita do Papa Ratzinger, o segundo Papa que visita a ilha depois de João Paulo II, em 1998. Além do programa oficial da visita, há artigos de atualidade e dados significativos para o mundo católico, como a biografia do sacerdote Felix Varela e um vídeo sobre a Cidade do Vaticano. Os visitantes do site podem também baixar um vídeo sobre a histórica visita de João Paulo II em Cuba.
A visita de João Paulo II marcou o novo início nas relações entre a Igreja e o Estado depois de décadas de afastamento. O Jornal oficial cubano "Granma" descreveu como 'excelentes' as relações com o Vaticano, em vista da visita de Bento XVI. A Igreja nos últimos anos foi uma importante protagonista social e uma interlocutora constante do governo. Como prova desta situação, o Arcebispo de Havana, o Cardeal Jaime Ortega, compareceu ontem, 13 de março, na TV de Estado, para falar da visita pastoral do Santo Padre. O Jornal "Granma" publicou também um editorial que "acolhe" Bento XVI em sua visita de 26 a 28 de março. (CE) (Agência Fides, 14/03/2012)
Links:
Site da visita do Papa a Cuba:
http://benedictocuba.cubaminrex.cu/
AMÉRICA/NICARÁGUA - Os Bispos contra o livre comércio da droga
Manágua (Agência Fides) - O Presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua, Dom Socrates René Sándigo, Bispo de Juigalpa, se expressou contra a despenalização do comércio de drogas na América central, pois a seu ver, as consequências seriam 'piores' para a sociedade. "A teoria que o consumo se reduziria é falsa. Penso que seria o oposto; o uso aumentaria porque seria mais fácil encontrar as drogas e consequentemente, exporíamos as pessoas à deterioração de sua saúde" - declarou o Bispo a uma TV local. "Se a sociedade, guiada pelos Estados, se flexibiliza demais, pode se tornar dissoluta e difícil de se controlar" - destacou. "Visto que as drogas não são taxadas, seriam as instituições governamentais a sofrer" - concluiu o Presidente dos Bispos da Nicarágua.
Os Presidentes centro-americanos se encontrarão, no próximo dia 24 de março, na Guatemala, para debater sobre a legalização das drogas. Segundo informações recebidas pela Agência Fides, esta proposta foi avançada pelo Presidente da Guatemala, o general aposentado Otto Perez Molina, e seus homólogos da região aceitaram debatê-la. A América central é utilizada com um corredor do tráfico de drogas produzidas na América do Sul com destino ao México e Estados Unidos; nos últimos anos, seu território foi utilizado pelos traficantes de droga também como 'armazém' destas substância ilegais. (CE) (Agência Fides, 14/03/2012)
NOMEAçõES
ÁFRICA/ÁFRICA DO SUL - Nomeado o reitor do Seminário maior nacional "St. John Vianney" em Pretória
Cidade do Vaticano (Agência Fides) - Em 18 de novembro de 2011, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos nomeou como Reitor do Seminário maior nacional "St. John Vianney" na arquidiocese de Pretória (África do Sul), o rev. Simon Molewe Machingoane, do clero diocesano de Witbank (África do Sul).
O novo Reitor nasceu em 7 de janeiro de 1969 em Motetema (Diocese de Witbank, África do Sul). Depois dos estudos fundamentais e secundários, frequentou no "St. Paul's Seminary" de Hammanskraal para a orientação (1990), em seguida estudou filosofia no "St. Peter's Seminary" de Hammanskraal (1991/92) e teologia no "St. John Vianney Seminary" de Waterkloof (1993/96). Foi ordenado sacerdote em 11 de outubro de 1997 em Lydenburg. Formou-se em Direito Canônico (2004/2008) na Pontifícia Universidade Urbaniana. Dentre suas funções, destacamos: Vice-pároco e Pároco, membro de diversos organismos eclesiais diocesanos e nacionais, Mestre das celebrações litúrgicas, Capelão da união católica dos homens e das Filhas de Santa Ana. Desde 1º de outubro de 2008 faz parte da equipe de formadores e professores do "St. John Vianney Seminary", desempenhando as funções de Decano dos estudantes, Vice-reitor e pró-Reitor. (S.L.) (Agência Fides 14/03/2012)
NOMEAçõES
ÁFRICA/ZIMBÁBUE - Nomeado o Reitor do Seminário inter-diocesano "Santi John Fisher e Thomas More" em Harare
Cidade do Vaticano (Agência Fides) - Em 6 de dezembro de 2011, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos nomeou como Reitor do Seminário inter-diocesano "Santi John Fisher e Thomas More" na arquidiocese de Harare (Zimbábue), o rev. James Ndhlalambi, do clero arquidiocesano de Harare.
O novo Reitor nasceu em 23 de maio de 1963 e foi ordenado sacerdote em 10 de janeiro de 1993 na St. Michael's Mission de Mhondoro. Depois dos estudos fundamentais e secundários, estudou filosofia (1985/87) e teologia (1988/92) no Seminário maior regional de Chishawasha. Prosseguiu sucessivamente os estudos em Roma, na Pontifícia Universidade Urbaniana, formando-se em Direito Canônico (2000/2002) e obtendo o Doutorado (2002/2007). Dentre as várias funções desempenhadas, foi: Vice-pároco e Pároco, membro da Comissão para as finanças da arquidiocese, Diretor das vocações e Diretor espiritual dos jovens. Desde 2009 ensina Direito canônico no Seminário maior de Chishawasha, e desde 2011 era o pró-Reitor. (S.L.) (Agência Fides 14/03/2012)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog